Contabilidade Ética Geral e Profissional
Por: Joselaine Espindola Medina • 18/9/2021 • Trabalho acadêmico • 1.347 Palavras (6 Páginas) • 197 Visualizações
UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso de Ciências Contábeis
Professor Ma Gisele A S Rocha
Disciplina: Ética Geral e Profissional
ATIVIDADE 1 - Data de entrega até 05/10/2021
ATIVIDADE -01
1] (1,0) De acordo com o estudado, O Código de valores que orientam a conduta de um indivíduo, bem como suas decisões e escolhas, fazendo com que esse indivíduo seja capaz de julgar o que é certo ou errado, refere se a definição de:
A.( ) Altruísmo;
B ( ) Egoísmo;
C ( X )Moralidade.
D ( )Consenso;
E ( )Participação;
2] (1,00) De acordo com o estudado, a ética refere se a reflexão sobre por que consideramos válidos alguns comportamentos e outros não. Já a moral pode ser entendida como o conjunto das praticas cristalizadas pelos costumes e convenções,
Acerca desse assunto, analise os itens seguintes:
I – A ética se constitui como ciência da moral. A ética é teoria, parte do fato da existência da história da moral.
II – A esfera da ética é o campo de investigação da moral, área da filosofia que fundamenta as questões dos valores.
III – A moral é a área da filosofia que procura investigar todos os problemas apresentados pelo agir humano, relacionados com os valores éticos.
IV – Um dos grandes problemas da ética diz respeito à polêmica entre o relativismo moral e ética objetiva. Ou seja, os que defendem que os valores éticos são objetivos e universais e os que enfatizam que toda moral é relativa à determinada cultura.
V – A filosofia moral, mesmo sendo uma só em princípio, constituída de preceitos concretos, que orientam o comportamento humano e lhe dão forma, há de mudar conforme vai mudando o material histórico.
Estão CORRETAS as Afirmações:
a) ( )I, II e V
b) ( )II, III e V
c) ( )II, III e IV
d) ( )I, III e V
e) ( X )I, IV e V
3](1,0) Como podemos diferenciar “moral” e “ética”?
a) ( ) Não podemos diferenciar, são palavras sinônimas.
b) ( )Moral é a prática da Ética no nosso dia a dia.
c) ( )Moral é sinônimo de “ética aplicada”.
d) ( X )Moral é um conjunto de valores, e Ética é a reflexão sobre esses valores.
4] (2,0) Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção correta.
A ( )Durante as Idades Média e Moderna, a ética era considerada uma ciência, portanto, era ensinada como disciplina escolar. Na Idade Contemporânea, a ética assumiu uma nova conotação, desvinculando se da ciência e da filosofia e sendo vinculada às práticas sociais.
B ( X )O entendimento ético discorre filosoficamente, em épocas diferentes
e por vários pensadores, dando conceitos e formas de alusão ao termo ética.
C ( )A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais.
D ( ) A ética não tem por objetivo procurar o fundamento do valor que norteia o comportamento, tendo em vista a historicidade presente nos valores.
E ( ) O conhecimento do dever está desvinculado da noção de ética, pois este é consequência da percepção, pelo sujeito, de que ele é um ser racional e, portanto, está obrigado a obedecer ao imperativo categórico: a necessidade de se respeitar todos os seres racionais na qualidade de fins em si mesmos.
5] (2,0) Acerca da relação entre ética e moral, assinale a opção CORRETA.
A ( ) A ética reflexiva se dedica exclusivamente à reflexão sobre os deveres das pessoas contidos nos códigos específicos dos grupos sociais.
B( ) A ética é equivalente à moral porque ambos os preceitos investigam
os princípios fundamentais do comportamento humano.
C ( ) A ética é temporal, enquanto a moral é permanente.
D( X ) A partir do estudo da ética, pode-se considerar uma visão utilitarista, em que a verdade de uma proposição consiste no fato de que ela é útil, tendo alguma espécie de êxito ou satisfação.
E( ) A simples existência da moral significa a presença explícita de uma ética, entendida como filosofia moral, isto é, uma reflexão que discute, problematiza e interpreta o significado dos valores morais.
6] (1,0) Estudo de caso: Leia a história da cena 1 e apresente seu julgamento ético e moral sobre o caso, justifique sua resposta. Obs.: Para a resposta ser validada é necessária uma contextualização pessoal.
Cena 1 - Estava eu, dentro do meu carro parado, em uma vaga do estacionamento de uma grande universidade preparando-me para sair. Chega o proprietário do carro que estava ao lado, um estudante de Direito. Ele abre a porta de seu carro e, apesar de uma distância muito grande do meu ele consegue abalroar a minha porta violentamente com a sua, fazendo uma imensa morsa na lataria. Fingindo que nada ocorrera, ele liga o carro e se prepara para sair quando, para a sua surpresa, eu saio do carro. Pensara ele que não havia ninguém ali.
...