Contabilidade Aplicada
Por: Roberta13 • 22/9/2015 • Artigo • 2.450 Palavras (10 Páginas) • 216 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?
3 A CONTROLADORIA BUSCANDO MINIMIZAR O CUSTO DE UMA EMPRESA, PODERÁ REALIZAR AQUISIÇÕES DE NOVAS EMPRESAS E NOVOS INVESTIMENTOS?
4 A CONTROLADORIA EM UMA CISÃO OBTERÁ QUAL FUNÇÃO?
5 PARECER DO AUDITOR: O PROCEDIMENTO ADOTADO PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO CONSOLIDADO APÓS O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO É UMA PRÁTICA DE ELISÃO OU EVASÃO FISCAL?
5.1 EXPRESSAR SUA OPINIÃO SOBRE DEMONSTRAÇÃO CONTÁBIL (BALANÇO PATRIMONIAL)
5.2 NOVO BALANÇO PATRIMONIAL
5.3 ANALISAR AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DISPONIBILIZADAS PELA EMPRESA INCORPORADORA E ELABORAR UM PARECER SOBRE A DEMONSTRAÇÃO CONSOLIDADA APÓS INCORPORAÇÃO
6 CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
A globalização da economia vem caracterizando o novo cenário mundial, com competição no plano mundial. O aumento pela concorrência, a necessidade de competividade em termos de preço e qualidade, os avanços da tecnologia da informação que tem como foco o cliente, faz com que haja mais diversificação de produção e aperfeiçoamento tecnológico.
A controladoria pode ser vista de duas formas: primeira como órgão facilitador que fornece informações ás demais áreas da empresa e segunda, como a área que procura integrar o processo de decisões de cada área com objetivo da organização.
O modelo de gestão que cada empresa possui, seja ele formalizado ou não, expressa as principais crenças e valores cultivados pelos gestores. O processo de gestão deverá assegurar para que a dinâmica das decisões tomadas na empresa a conduzam no cumprimento da missão, assim garantindo adaptabilidade e equilíbrio necessário a sua continuidade.
- A CONTROLADORIA DESTACA-SE EM QUAL IMPORTANTE AÇÃO EM UM PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO?
A controladoria pode ser vista de dois pontos distintos: como órgão administrativo e de outro lado como área do conhecimento humano.
Sempre buscando a melhor alternativa e a mais viável economicamente, cabe à Controladoria assegurar os gestores no processo de planejamento, execução e controle. A controladoria dentro do planejamento assume papel de coordenar e compartilhar da melhor alternativa no planejamento global; na execução cabe à controladoria fornecer o apoio através de informações eficazes e no controle avaliar se conforme o planejado, as metas estão sendo atingidas em cada um das áreas. As suas atribuições dependerão do modelo de gestão de cada empresa.
Mesmo a controladoria sendo uma área coordenadora das informações sobre gestão econômica e tendo a missão de otimizar os resultados para conseguir efetivar a continuidade empresarial, não substitui a responsabilidade dos gestores por seus resultados obtidos. A controladoria tem como suporte a utilização dos meios administrativos do planejamento, controle, sistemas de informações, entre outros.
Cabe à controladoria por ser a única área com visão ampla e possuidora de instrumentos adequados à promoção da otimização do todo, à responsabilidade pelo cumprimento de uma missão muito especial que será assegurar a otimização do resultado econômico.
As funções da Controladoria, a saber são:
- Planejamento: Estabelecer e manter um plano integrado com os objetivos da empresa, em curto prazo, com análise e posterior divulgação;
- Controle: Desenvolver e revisar os padrões de avaliação de desempenho, para que se tornem guias e estejam de acordo com os padrões pré-estabelecidos;
- Informação: Analisar e interpretar os resultados financeiros, de forma a serem úteis aos gestores na tomada de decisões;
- Contabilidade: estabelecer e manter os sistemas de contabilidade geral e de custos em todos os níveis da empresa, preparando as demonstrações financeiras;
- Outras funções, administrar e supervisionar cada uma das atividades que impactam o desempenho da empresa.
Neste contexto tem-se o Planejamento Tributário que visa reduzir a carga tributária utilizando- se de um estudo prévio de acordo com a atividade empresarial, neste estudo estão inseridos os temas:
- Interpretação da Lei
- Aplicação ao caso concreto
- Gerenciamento
- Acompanhamento
- Risco
- Defesa Prévia
O Planejamento Tributário visa a pagar menos tributos. A adequação correta da legislação aos procedimentos da empresa para que sejam tomados os créditos, calculado da melhor forma.
Através de trabalho e aprimoramento, o Planejamento utiliza-se de ferramentas como gerenciamento e acompanhamento para atingir suas metas. O risco está ligado à tese de defesa e ao montante que se está economizando e não em relação ao medo da fiscalização.
...