Contabilidade Comercial
Por: Carol Santos • 10/11/2015 • Resenha • 992 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
[pic 1]
Componentes:
Ana Caroline Mateus dos Santos
Angela Boaventura
Aurea Regina dos Santos Galvão
Bruna Maria Gonçalves Oliveira
Juliana Brandão
Raianne Estefane
“A Relação entre o Custo da Mercadoria Vendida e a Contabilidade Comercial”
Brasília
2014
A RELAÇÃO ENTRE O CUSTO DA MERCADORIA VENDIDA E A CONTABILIDADE COMERCIAL
Será apresentado nesse trabalho o que é a contabilidade comercial, onde atua e qual o seu objetivo dentro de uma entidade comercial, no qual é um ramo que trabalha diretamente com mercadorias que devem em certos tempos apurar o evento através de cálculos e formulas e sistemas, consequentemente, o que é o CMV, para que serve como é calculado e a relação entre os dois.
A contabilidade comercial é o ramo da contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, é o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante, levando-os a completar uma operação comercial, que seria a troca de mercadorias por dinheiro ou mesmo por outra mercadoria. Ela é aplicada ao estudo, controle e interpretação dos fatos ocorridos no patrimônio das empresas comerciais. O seu principal objetivo é fazer uma mediação entre o produtor e o consumidor ou usuário dos bens, para a obtenção do lucro.
As empresas comerciais possuem características que as distinguem das demais empresas, e a contabilidade comercial com seus registros e demonstrações evidenciam essas características que se revelam no ato de compra e venda de mercadorias. Portanto, a finalidade é demonstrar as variações no patrimônio, em virtude das operações de compra e venda. Todas as coisas giram em torno da compra e venda de mercadorias na empresa.
Normalmente, as entidades comerciais são separadas em atacadistas (destinados a venderem grandes quantidades de bens de consumo indiretos a preço menor) e varejistas (destinados à venda direta para os consumidores finais) e estatisticamente, as entidades comerciais estão em maior quantidade, até mesmo as indústrias praticam atos de comercio.
O aperfeiçoamento da contabilidade ocorreu com o desenvolvimento das atividades comerciais, quando se tornou necessária alguma forma de registro e acompanhamento dos eventos ocorridos na empresa, com o aumento das operações desenvolvidas pela comercialização de produtos, exigiu-se cada vez mais a contabilidade comercial. Na empresa comercial, trabalham os comerciantes, que hoje já não se utiliza mais a palavra comerciante e sim empresário.
Partindo do princípio, que toda entidade comercial trabalha diretamente com mercadorias, deverão em certo tempo atingir algum resultado, resultado esse, que é calculado para ter o conhecimento do custo de cada mercadoria.
O Resultado bruto com mercadorias é a diferença total entre as Receitas obtidas pelas Vendas e o Custo das mercadorias que foram vendidas, e não leva em consideração as demais receitas e despesas da empresa. Após apurado o resultado, adicionamos a ele as demais receitas e subtraímos pelas despesas, para atingirmos o Resultado Liquido.
Resultado com Mercadorias = Vendas – Custo das Mercadorias Vendidas
Resultado Líquido do período = Resultado com Mercadorias + Outras receitas – Outras Despesas
Para isso existem dois métodos da contabilização que é o método da conta mista e o método da conta desdobrada. O método da conta mista consiste em utilizar uma única conta chamada de estoque de mercadorias, ou outro nome parecido. Já o método da conta desdobrada consiste em lançar todas as operações que envolvem mercadorias em suas contas distintas.
Pelo método da conta desdobrada, as compras de mercadorias e as demais operações que trazem reflexo ao custo destas, são classificadas dentro de um grupo de contas chamado custos operacionais, de tal forma que ao final do período saberemos exatamente quanto custaram de forma detalhada facilitando a análise das situações ocorridas.
Segundo o Colunista do site http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/ 29651/o-que-sao-custos-das-mercadorias-vendidas-cmv#ixzz2xkFirYF4, “o CMV é a soma dos custos incorridos na produção dos bens e serviços que só agora estão sendo vendidos. Pode conter custos de produção de diversos períodos, caso os itens vendidos tenham sido produzidos em diversas épocas diferentes”. Entende-se então que o CMV (Custo da Mercadoria Vendida) origina-se no faturamento mensal da empresa, não importando o dia em que aconteceu o pagamento ao fornecedor, mas sim a data em que foi comercializado o produto e/ou serviço.
...