Contabilidade Geral
Por: Silamarabe • 29/10/2016 • Trabalho acadêmico • 3.892 Palavras (16 Páginas) • 378 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade surgiu em 1494, criada pelo Frei Paccioli em Veneza, para controle de suas operações, antes chamada de “Métodos de Partidas” ou “Métodos de Veneza”. Com o desenvolvimento do mercado passou a ser um instrumento importante para registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. A contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a história na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da vida econômica da empresa, não sendo também possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para a orientação administrativa.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 CONTABILIDADE GERAL
2.1.1Conceito
Com base em RIBEIRO (2010 pag.2), Contabilidade é a ciência que tem como objetivo observar, registrar e informar os fatos econômico-financeiros acontecidos dentro de um patrimônio pertencente a uma entidade; mediante a aplicação do seu conjunto de princípios, normas, técnicas e procedimentos próprios. Assim, temos que a Contabilidade de maneira geral está a serviço do empreendedor e do administrador, cuja arte será de tomar decisões uteis para o crescimento da empresa.
Podemos citar alguns conceitos “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica.” (Conceito oficial formulado no primeiro Congresso Brasileiro de Contabilista, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924 apud RIBEIRO, 2010 pag.2).
Podemos analisar conforme trecho abaixo:
“A Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a promover seus usuários com demonstrações e análise econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade de contabilização” (Estrutura Conceitual Básica de Contabilidade – Estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Ipecafi) apud RIBEIRO, 2010 pag. 2).
2.1.2 Aplicação da Contabilidade
LIMA (2008), diz que a Contabilidade pode ser estudada de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia). A Contabilidade passou a ser defendida como um conjunto de conhecimentos ordenados que visem controlar o patrimônio das entidades, registrando os fatos administrativos nos livros legais, gerando os relatórios para analise econômico e financeiro dos administrados e tomados de decisão dos múltiplos usuários. Entendendo que entidades com fins econômicos são empresas que visão lucro para preservar ou aumentar o patrimônio líquido (empresas comerciais, industriais, agrícolas e prestadoras de serviços, etc.). Entidades com fins socioeconômicos, intituladas instituições, visão ao superávit que reverterá em benefício de seus integrantes (associações de classe, clubes sociais, etc.). Entidades com fins sociais também chamados instituições, tem por obrigação atender As necessidades da coletividade a que pertencem (a União, os Estados e os municípios).
2.1.3 Usuários da Contabilidade
Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade as suas respostas, dentre os quais pode se destacar: Sócios e Acionistas; se interessam pela Contabilidade para verificar se o investimento efetuado está ou não gerando retorno. Gerência; diretória e administradores em geral se interessa pela Contabilidade para verificar se a política estratégica está gerando resultados positivos. Instituições Financeiras; se interessa pelas informações contábeis para verificar por intermédio de analises das demonstrações contábeis se pode ou não fazer empréstimos para empresa e de quanto pode ser esse empréstimo. Clientes; se interessa pelas informações contábeis para verificar se a empresa fornecedora tem ou não condições de manter o fornecimento dos produtos necessários para o desenvolvimento de sua atividade. Fornecedores; se interessam pelas informações contábeis para saber se seu cliente pode ou não se comprometer com as compras a prazo e se tem ou não de quitar suas dívidas, visam ainda saber qual valor poderá ser liberado de origem para seus clientes. Governo; se interessa pelas informações contábeis para diversos motivos, dentre eles para fins estatísticos, verificando por meio do IBGE crescimento industriais, comerciais e de serviços para fins de Tributação, verificando a base de cálculos de diversos impostos dentre eles o imposto de renda de pessoa jurídica a contribuição social sobre o lucro liquido dentre outros impostos e contribuições. Empregados; se interessam pela informação contábil para verificar se a empresa tem ou não de mantê-los, querem ainda saber qual a situação da empresa após ter sido agregado seu trabalho no produto da empresa. Enfim, a Contabilidade se interessa a sociedade de maneira geral já que a empresa contribui para formação da mesma. (SILVA, 2002).
2.1.4 Para quem é mantida a Contabilidade
A Contabilidade pode ser feita para Pessoa Física ou Pessoa Jurídica. Considera-se pessoa, juridicamente falando, todo ser capaz de direitos e obrigações. Pessoa Física é a pessoa natural, é todo ser humano, é todo individuo (sem qualquer exceção). A existência da pessoa física termina com a morte. Pessoa Jurídica é a união de indivíduos que, através de um contrato reconhecido por lei formam uma nova pessoa, com personalidade distinta da de seus membros. As pessoas jurídicas podem ter fins lucrativos (empresas, industriais, comerciais, etc.) ou não (cooperativas, associações culturais, religiosas, etc.). Normalmente, as pessoas jurídicas denominam-se empresas. (BLOG DICAS DO BP, 2007).
...