Contabilidade Geral
Por: NayaraTamara • 1/4/2015 • Resenha • 1.245 Palavras (5 Páginas) • 351 Visualizações
Contabilidade Geral
Tudo que acontece em uma entidade relacionada ao patrimônio, sejam compras, vendas, despesas e receitas, são de acordo com a natureza e seus valores, que são registradas em contas especificas essas contas também podem ser classificadas para melhor entendimento, na teoria patrimonialista define patrimônio como; objeto de estudo da contabilidade, que classificamos em contas patrimoniais e contas de resultado.
Contas patrimoniais são as que representam o ativo e o passivo. As contas de resultado são receitas e despesas do período que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado: lucro ou prejuízo. Quando o resultado for negativo será incorporado ao patrimônio através da conta chamada prejuízo acumulado ou reserva de lucro, quando o resultado for positivo. São consideradas contas de despesas, conta de energia a pagar, despesa de aluguel, despesa de material, entre outras. Já as contas de receitas são; produtos vendidos, receitas de serviços alugueis ativos.
O numero de contas de receitas é menor que o numero de contas de despesas, isso porque as entidades possuem tipos de despesas diferentes. Algumas contas existem nos dois grupos que é diferenciado por um termo adicional classificado como Ativo que compreende bens, direitos e demais recursos controlados pela entidade capaz de gerar lucros futuramente. O Passivo compreende a origem de recursos representados pelas obrigações, ou seja, essas contas serão pagas em curto prazo, aparecem no inicio da coluna do passivo e as que serão pagas em longo prazo aparecem no final.
Técnicas Contábeis
As principais técnicas contábeis são; auditoria, demonstrações contábeis ou relatórios contábeis, escrituração e analise de demonstrações contábeis.
• A auditoria tem a função de verificar a precisão dos registros contábeis, tem a finalidade de combater fraudes e também prevenir irregularidades dentro de uma empresa.
• Demonstrações contábeis são os conjuntos de informações que devem ser divulgadas uma vez por ano, apresenta prestação de contas.
• Analise de demonstrações contábeis e uma técnica que realiza a decomposição, comparação dos demonstrativos financeiros da empresa.
• Escrituração é o registro dos fatos que afetam ou irão afetar o patrimônio, é chamado de lançamento e é feito em livros contábeis, por isso pode-se entender que escrituração também é um conjunto de lançamento.
Existem várias maneiras diferentes de escriturar os fatos contábeis, porem todas elas seguem dois métodos fundamentais;
• Método das partidas simples que podemos registrar somente operações realizadas com pessoas, obtendo registro de elementos do patrimônio e do resultado. São considerados todos os itens; veículos, imóveis, receitas, despesas. Portanto, apenas uma operação, de debito ou credito é contabilizada.
• Método das partidas dobradas, seguindo o conceito de Luca Paciolli, preza que em cada lançamento o valor nas contas a debito deve ser igual o valor ao total lançado nas contas credito. Isso quer dizer que não há saldo devedor sem credito correspondente. Portanto o debito corresponde ao credito igual valor e vice-versa.
A ordem de escrituração pode ser feita de varias formas, dependendo do ambiente ou da forma de compreensão da ciência contábil, mas isso não significa que esteja errada, desde que seja seguida a ordem que segue um padrão. Começando pelo livro diário, que determina informações dos lançamentos, em seguida transcreve essas informações para o livro razão, e por ultimo é elaborado o balancete de verificação para que sejam verificados os saldos credores e os saldos devedores.
Métodos de Escrituração
A escrituração contábil, primeira técnica utilizada pelo profissional da contabilidade, cuida-se do lançamento dos fatos contábeis em livros destinados ao registro de tais operações. Segundo os princípios da oportunidade e do registro pelo valor original, a escrituração deverá ser feita de imediato e corretamente, independente das causas, e sempre pelo valor original, lembrando que os princípios mais se confundem como regras pois sua observância é obrigatória ensejando inclusive punições a quem deixe de aplicá-los, dessa forma podemos perceber a importância da escrituração nos processos de controle financeiro e fiscal da entidade.
Escrituração é o registro dos fatos que afetam o patrimônio, denominado Lançamento e é feito nos Livros Contábeis, portanto a escrituração nada mais é que um Conjunto de Lançamentos. A escrituração tem início na existência dos documentos, os elementos de comprovação dos fatos, seguidos do registro propriamente dito.
A ordem de escrituração pode ser feita de diversas formas diferentes, dependendo da escola contábil, da forma de compreensão da ciência contábil ou até do local de trabalho.
Os lançamentos são feitos em ordem cronológica no livro diário, seguindo um padrão que determina as informações do lançamento feito, tais como o local destinado a cada tipo de receita ou despesa e todo seu histórico.
Depois de realizados todos os lançamentos para o Livro Razão,
...