Contabilidade. SPED
Ensaio: Contabilidade. SPED. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jujufloren • 7/10/2014 • Ensaio • 558 Palavras (3 Páginas) • 225 Visualizações
1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?
Livro Diário e Livro Razão.
2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa?
Os livros contábeis são necessários à empresas de qualquer porte, como principal instrumento de defesa, controle e gestão do seu patrimônio. A escrituração contábil é a primeira e mais importante das técnicas contábeis, pois somente a partir dela que se desenvolvem as demais técnicas de demonstração, analise e auditoria, sua finalidade é a de fornecer a pessoas interessadas informações sobre um patrimônio determinado.
3. O que é o SPED?
SPED significa Sistema Público de Escrituração Digital. Ele é dividido em módulos: SPED Contábil, SPED Fiscal e NF-e (nota fiscal eletrônica). Ao invés das empresas imprimir os Livros Diário, Livro Razão e os demonstrativos contábeis as empresas geram um arquivo digital em formato pré estabelecido pela legislação.
4. É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?
Sim, o SPED faz parte do PAC como redução do custo Brasil, o SPED foi feito para facilitar as obrigações por parte das empresas. E também diminuindo os erros.
5. Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade através do SPED?
No sistema antigo era feito tudo manualmente e papel impresso, livros físicos, e no novo sistema é tudo eletronicamente.
6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade através do SPED?
Livro Diário e seus auxiliares (se houver) , Livro Razão e seus auxiliares (se houver), Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.
7. O que é necessário para que as empresas cumpram com a confecção e o envio de todos os arquivos do projeto SPED ao fisco?
É necessário que o trabalho de registro de todos os itens sejam feitos internamente na empresa, não sendo possível que um contador faça isso posteriormente. Além disso, mesmo quebras, perdas e desperdícios de materiais deverão ser informados. O descumprimento da obrigação ou atraso de escrituração de livro fiscal faz com que a empresa fique sujeita por livro não entregue a multa. Para enviar ao físico é necessário gerar um arquivo digital de acordo com leiaute estabelecido pela Secretaria da Receita Federal do Brasil - RFB, informando todos os documentos fiscais e demais operações com repercussão no campo de incidência das contribuições sociais e dos créditos da não-cumulatividade, bem como da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, referentes a cada período de apuração das respectivas contribuições. Este arquivo deverá ser submetido à importação e validação pelo Programa Validador e Assinador (PVA EFD-Contribuições) fornecido na página do Sped e da RFB.
8. As empresas precisam ter algum livro contábil de forma impressa em seu acervo ou não? Explique.
No SPED tanto será enviado o Diário como o Razão e ambos não precisam mais ter a obrigatoriedade
...