Contabilidade comercial
Por: camila1620 • 18/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.920 Palavras (12 Páginas) • 211 Visualizações
Universidade Norte do Paraná[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ALINE NASCIMENTO PASTANA
CONTABILIDADE COMERCIAL
[pic 4]
Macapá
2015
ALINE NASCIMENTO PASTANA[pic 5]
PORTIFÓLIO - PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR REALIZADO INDIVIDUAL DE DEPENDÊNCIA.
TEMA: CONTABILIDADE COMERCIAL.
Trabalho de Contabilidade Comercial apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de, Contabilidade Comercial e Teoria da Contabilidade.
Orientadora: Rosângela Cristina Barreto Silva
Macapá
2015
SUMÁRIO[pic 6]
1 INTRODUÇÃO ................................................................................................ 3
2 DESENVOLVIMENTO ..................................................................................... 4
2.1 O Principal papel da contabilidade e o percentual de empresa
comercial existente no país, as especificidade da área de
departamento pessoal, contábil e fiscal, apontando os impostos
arrecadados pela atividades ........................................................................... 4
2.2 A importância da Teoria da Contabilidade
na Escrituração Contábil.................................................................................. 5
2.3 A legislação profissional como auxilio no desenvolvimento
das atividades do Contador e, consequentemente, na
Gestão Empresarial ......................................................................................... 6
2.4 A diferença existente entre o Estresse e Síndrome de Burnout....................... 9
2.5 Os conceitos de Racionalidade e Burocracia são importantes na
sociologia weberiana para explicar o desenvolvimento da modernidade .......8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................. 11
REFERÊNCIAS ........................................................................................................ 12
- INTRODUÇÃO
O presente estudo tem por finalidade o principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturas através de informes contábeis de qualidade e que permitem aos usuários tomar decisões gerenciais, a avaliação da situação econômica e financeira.
Escrituração Contábil Regular é uma norma que estabelece critérios e procedimentos a serem desenvolvidos pelas entidades empresariais, demonstrando seus atos e fatos econômico-administrativos e suas movimentações financeiras. Ela é fundamental para o crescimento e bom desenvolvimento econômico da empresa, pois relata, com riqueza e clareza, detalhes e fatos importantes da instituição, tais como saídas e entradas de bens, gastos, lucros, etc.
Assim, a ética profissional passa a ser desde sua regulamentação um conjunto de prescrições de conduta. Deixam, portanto de ser normas puramente éticas para serem normas jurídicas de direito administrativo, das quais, o descumprimento de seus mandamentos, decorrem em sanções administrativas.
A distinção entre os termos estresse e burnout, este último se refere a um nível de estresse crônico, prolongado, que afeta especialmente os profissionais de áreas assistenciais, da segurança de trabalho, médicos, psiquiatras, psicólogos e professores. Já o estresse é atribuído a um esgotamento pessoal com interferência na vida do indivíduo e não necessariamente na sua relação com o trabalho.
Tendo em vista uma revisão da teoria weberiana da burocracia baseando-se na tese da modernização enquanto expansão da esfera de racionalidade, passando então às teorias das disfunções burocráticas e aos fundamentos da teoria contingência, visando a construção de um debate do tipo ideal burocrático na sociedade atual.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 O principal papel da contabilidade e o percentual de empresa comercial existente no país, sobre as especificidades da área (departamento pessoal, contábil e fiscal), apontando os impostos arrecadados pela atividade hoje.
O principal objetivo da contabilidade é fornecer informações estruturadas através de informes contábeis de qualidade e que permitam ao usuário tomar decisões gerenciais. O objetivo precisa ser a plena satisfação das necessidades de cada grupo principal de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente.
Uma forma prática de verificar se a contabilidade está alcançando seus objetivos, conforme inicialmente enunciado, é pesquisar qual o grau de utilização de demonstrações contábeis por parte de grupos de usuários para os quais, primordialmente, se credita que as demonstrações contábeis devessem ser de grande utilidade. Por exemplo: analistas de investimentos, para aconselhamentos sobre compras ou não de ações de determinadas companhias.
Obviamente estes têm utilizado cada vez mais as demonstrações contábeis, e por já possuírem conhecimento técnico aliado à larga visão de negócios é que, cada vez mais, precisam de informações complementares para auxiliá-los.
...