Contabilidade comercial
Por: celiojaru • 27/5/2015 • Projeto de pesquisa • 3.102 Palavras (13 Páginas) • 554 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Contabilidade Comercial 5
3 CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema a Contabilidade Comercial, com o objetivo de conhecer os aspectos teóricos que demonstrem a importância da Contabilidade Comercial.
É a importante da atuação dos profissionais responsáveis pela contabilidade nas empresas, serão abordados fatores sobre os departamentos existentes na contabilidade do setor comercial, saibam que a Contabilidade é um setor das ciências de administração que cuida da classificação, registro e análise de todas as transações realizadas por uma empresa ou órgão público, permitindo dessa forma uma constante avaliação da situação econômico-financeira.
A Contabilidade Comercial é a ramificação da contabilidade que tem como função medir e avaliar o patrimônio da empresa atuante no setor comercial, ou seja, cuida do conjunto de bens, também dos direitos e obrigações relacionados ao empresário comerciante.
O comerciante é toda pessoa que faz intermediação entre vendedores e consumidores, criando desse modo uma transação comercial podendo ser pessoa física ou jurídica. Os dados que são fornecidos pela empresa servirão de base para análise de futuras decisões.
A contabilidade comercial é exercida pelas pessoas que exploram atividades que objetivam o lucro, é esse instrumento que tem a função de fornecer informações importantes necessárias para o desenvolvimento das atividades comerciais da empresa.
A contabilidade comercial é uma atividade que vem de tempos antigos e sempre existiu para ajudar as pessoas a controlar o seu patrimônio e a tomarem de forma correta as suas decisões. A contabilidade comercial procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades, registra e analisa todas as movimentações que acontecem no patrimônio da empresa e registra tudo em relatórios que posteriormente são entregues aos de direito, para que estes possam tomar conhecimento do andamento e desempenho das atividades.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Contabilidade Comercial
Comente sobre o principal papel da contabilidade e o percentual de empresa comercial existente no país, relate sobre as especificidades da área (departamento pessoal, contábil e fiscal), relate as principais idéias extraídas no texto e vincule esta informação apontando os impostos arrecadados pela atividade hoje.
Após a leitura do texto foi possível compreender que o principal papel da contabilidade é fornecer todas as informações necessárias as tomadas de decisões de das empresas. O texto descreve que a importância da contabilidade está relacionada ao fato de que uma empresa que não tem escrituração contábil é uma organização sem memória ou identidade, e sem as mínimas condições necessárias de se desenvolver no mercado.
Atualmente, o Brasil possui 12.904.523 (Doze Milhões, Novecentos e Quatro Mil, Quinhentos e Vinte e Três) empreendimentos, incluindo tanto os estabelecimentos matrizes quanto as suas filiais. Deste número, 11.663.454 são de empresas e empreendimentos privados (90%), 1.144.081 de entidades privadas sem fins lucrativos (9%), e 96.988 de entidades públicas governamentais (1%).
Dessas 11.663.454 empresas e empreendimentos privados que existem em nosso país, 42,07% pertencem ao setor comercial, o que significa aproximadamente 4.906.815 empresas comerciais existentes em nosso país.
O "Departamento de Pessoal" ou "Departamento de Recursos Humanos" é o setor da empresa responsável pela contratação, registro e demais informações exigidas por lei dos empregados. O conjunto de rotinas destinados a esse departamento compreende, dentre outros:
Análise e seleção de pessoal ("recrutamento")
Registros
Rotinas de demissão
Manutenção de procedimentos legalmente exigíveis (como CIPA, livros e inspeção trabalhista)
Elaboração da folha de pagamento.
Já no Departamento Contábil são realizadas as rotinas necessárias ao levantamento do Balanço Patrimonial, e também a classificação de documentos, a elaboração e manutenção do plano de contas, a conciliação bancária, os lançamentos contábeis e a emissão de relatórios e de declarações são alguns exemplos das práticas realizadas por este setor, assim como os seguintes:
Classificação e escrituração da contabilidade de acordo com as normas e princípios contábeis vigentes;
Apuração de Balancetes por período;
Elaboração do Balanço Patrimonial, Demonstrativo de Resultado do Exercício, entre outros;
Emissão dos Livros: Diário, Razão, Apuração do ICMS, Prestação de Serviços, Caixa, entre outros;
Emissão de Relatórios e Análises Gerenciais;
Elaboração de obrigações assessórias como DCTF, DACON, DIRF, PER/DCOMP, DMED, DIMOB, SPED e demais de acordo com a necessidade da empresa;
Escrituração do Livro Caixa de Autônomos e Profissionais Liberais;
Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica, tanto para empresas optantes pelo Lucro Real, Presumido e Simples Nacional;
Controle e Administração dos bens do Ativo Fixo com relatórios gerenciais; e
Acompanhamento das normas e padronizações da contabilidade aplicáveis à empresa.
O Setor Fiscal também é muito importante para o setor comercial, pois sua principal função é determinar a forma de tributação mais adequada à empresa, bem como definir suas obrigações na legislação federal, estadual e municipal. Suas principais funções e atribuições são:
Enquadramento da empresa no sistema tributário: simples nacional. Lucro presumido, lucro real, lucro real estimado;
Apuração dos impostos: Simples, ISS, ICMS, ICMS-ST, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, etc.;
Apuração de impostos retidos na fonte (IRRF, INSS, ISS, PIS/COFINS/CSLL, etc.);
Escrituração
...