Contabilidade e seus sistemas
Tese: Contabilidade e seus sistemas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: micheleribaspanc • 27/10/2014 • Tese • 426 Palavras (2 Páginas) • 199 Visualizações
ETAPA 1 – Passo 1
O texto explica claramente sobre o que é a contabilidade e seus sistemas, o objetivo da contabilidade consiste em um sistema de informação e avaliação que visa à provisão de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários. Entre os usuários das demonstrações contábeis, incluem-se investidores atuais e potenciais, empregados, credores por empréstimos, fornecedores e outros credores comerciais, clientes, governos e suas agencias e o publico. Eles usam as demonstrações contábeis para satisfazer algumas das suas diversas necessidades de informação.
Embora nem todas as necessidades de informações desses usuários possam ser satisfeitas pelas demonstrações contábeis, há necessidades que são comuns a todos os usuários. Como os investidores contribuem com o capital de risco para a entidade, o fornecimento de demonstrações contábeis que atendam as suas necessidades também atenderá à maior parte das necessidades de informação de outros usuários.
A contabilidade também é uma ciência social no que se refere as suas finalidades, mas, quanto a metodologia de mensuração, reúne tanto o social quanto o quantitativo. Podemos relatar também os elementos das demonstrações contábeis que são: ativo, um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios, passivo: é uma obrigação presente da entidade derivada de eventos já ocorrido, patrimônio liquido: é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os passivos, receitas: são aumentos nos benéficos econômicos durante o período contábil e por fim as despesas: são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, assim definimos um pouco do que é a contabilidade e seus objetivos.
Passo 2.
Podemos dizer que existe sim uma semelhança entre a vida financeira particular e de uma empresa, pois se não tivermos demonstrado nosso objetivos, nossos controles de gastos pessoais, como iremos planejar algo ou saber se o que gastamos, compramos, vendemos está correto, está justo ou até mesmo se da para pagarmos se não tiver relatado em uma planilha, um caderno de anotações ou até mesmo em um controle bancário. Nas empresas não é diferente, pois se não há relatórios contábeis, demonstrações de lucro ou prejuízo, como ela ira saber se seus investimentos, obrigações e bens estão corretos.
Na vida pessoal temos objetivos e com eles vem a necessidade de se organizar com despesas, ganhos etc., uma organização também com objetivos ela necessita saber seus bens, direitos e obrigações. Nós cidadãos também temos nossos impostos para pagar junto ao governo, em alíquotas diferentes mas temos e não podemos deixar de contribuir com elas, pois podemos sofrer punições como as empresas.
...