Contabilidade geral
Por: Quellyy • 29/9/2015 • Trabalho acadêmico • 606 Palavras (3 Páginas) • 240 Visualizações
NOME DO (A) ALUNO (A): Kely Moreira pereira da rocha
INSTITUIÇÃO DE ENSINO/LOCAL DO ESTAGIO: universidade luterana do Brasil
Ulbra, Centro de Educação Infantil Nelson Dias.
MUNICIPIO:Ji-paraná
ESTADO: Rondônia
NÍVEL/ANO/TURMA/TURNO DE ESTAGIO E FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS: Educação infantil/2009/pré-II/matutino/vespertino entre 4e6 anos.
APORTES TEORICOS
JOGOS E BRINCADEIRAS
A educação infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança, principalmente no decorrer de sua vida escolar através da educação infantil a criança desenvolve o cognitivo, psicomotor e afetividade.
Para VYGOSTSK apud BORBA (2006, p. 33) “[...] o brincar é uma atividade humana, na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão e de ação pelas crianças, assim como de novas formas de construir relações sociais com os outros sujeitos, crianças e adulto.”
O mundo das brincadeiras, do faz de conta, da imaginação, dos sonhos, dos jogos é a maior oficina de aprendizagem para os pequenos principalmente na educação infantil, pois são através dessas atividades que ocorrem inteligentes e reflexivas, práticas com a emoção, prazer e seriedade.
Dessa forma o jogo tem o poder de criar situações imaginárias, que permitem a criança ir além do real o que colabora com o seu desenvolvimento e dessa maneira os jogos são oportunidades para a criança que brincando experimenta, descobre, inventa e exercita, proporcionando a aprendizagem e o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção. Sem contar que é indispensável à saúde física emocional e intelectual da criança.
Para JOBIM apud SOUZA (1998, p.49)
[...] a criança está sempre pronta para criar outros sentidos para os objetos que possuem significados pela cultura dominante, ultrapassando o sentido único que as coisas novas tendem a adquirir. [...] as criança conhece o mundo enquanto cria, e ao criar o mundo, ele nos revela a verdade sempre provisória da realidade em que se encontra [...].
A criança ao se expressar livremente através de suas técnicas de desenho, pintura e recorte, manifestações suas emoções, seu ritmo interior e seus interesses.
Assim as palavras, os gestos e os movimentos é uma linguagem constituída, uma forma de comunicação com o mundo. Portanto acontece dessa forma a porta de entrada de novos conhecimentos e interação com métodos que incentivem a criança a aprender sempre mais.
Conclui-se, então que os jogos e brincadeiras interferem no desenvolvimento do discente, pois e por meio desse que o mesmo adquire conhecimento, e intervém na realidade d forma lúdica e interage entre si.
REFERÊNCIAS
SILVA, Kátia Cilene- Ludicidade e Psicomotricidade/ [obra] organizada pela Universidade Luterana do Brasil, (ULBRA). -Curitiba: Ibpex, 2008, 157p. II.
...