Contabilidade necessidades da empresa
Seminário: Contabilidade necessidades da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monicactng • 24/3/2014 • Seminário • 710 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
Bens: São objetos que satisfazem a necessidade da empresa, possuem valor econômico podendo ser tangíveis (físico, exemplo Casa, Carro...) e intangível (algo que não existe fisicamente um exemplo seria marcas de empresas).
Direitos: São valores a empresa tem para receber de terceiros. As contas seguem com a denominação à receber. Ex: cheque à receber.
Obrigações: São valores que a empresa tem para pagar à terceiros, as contas seguem com a denominação à pagar. Ex: Cheques à pagar.
Receitas e despesas são termos de estudos da contabilidade e finanças em geral, onde é ensinado que as despesas são gastos para direta ou indiretamente gerarem receitas, seja para pessoas física ou jurídicas. O principal conceito de receitas são os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços e despesas são todos os gastos que uma empresa precisa ter para obter uma receita. Alguns exemplos de despesas são os salários, água, luz, telefone, impostos e etc.
Conceito de Receita
Receitas são todos os recursos provenientes da venda de mercadorias ou de uma prestação de serviços, poré nem todos são oriundos de vendas ou prestação de serviços, como por exemplo: aluguéis, rendimentos de uma aplicação financeira, juros e etc.
As receitas não necessariamente se limitam a empresas, existem também as receitas do Governo, chamadas de receita pública. Receita pública é o montante total em dinheiro recolhido pelo Tesouro Nacional, incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos.
Conceito de Despesa
Despesa é todo o gasto de caráter geral, relacionado com a administração e vendas, como por exemplo juros, multas, material de escritório, etc. A diferença entre despesa e custo é que a despesa não pode ser diretamente relacionada com o produto final. Para a contabilidade, uma despesa representa uma diminuição do ativo e aumento do passivo; e assim como as receitas provocam uma aumento do patrimônio líquido, as despesas, diminuem o valor do mesmo.
As despesas podem ser divididas em antecipadas e não operacionais. Despesa antecipada são as despesas pagas antecipadamente e que serão consideradas como despesas no decorrer do exercício seguinte, como seguros a vencer. Despesas não operacionais são aquelas decorrentes de transações não incluídas nas atividades principais ou acessórias que constituam objeto da empresa.
A comparação entre receitas e despesas ocorre na apuração do resultado do exercício, que é o saldo do confronto entre elas, depois de um ciclo de operações em uma empresa, se o resultado for positivo a empresa teve lucro, se o resultado for negativo a empresa teve prejuízo.
Definição de Ativo Circulantes e Ativos não Circulantes;
Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicações financeiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
O ativo não circulante é um conceito em Contabilidade. São incluídos neste grupo todos os bens de permanência
...