Contabilidade De Empresas Comerciais
Ensaios: Contabilidade De Empresas Comerciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ricardoleite775 • 5/11/2013 • 5.101 Palavras (21 Páginas) • 433 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 APLICAÇÃO FINANCEIRA 4
2.1 Aplicações de Liquidez Imediata 4
2.2 Aplicações com Rendimentos Prefixados 5
2.3 Aplicações com Rendimentos Pós-Fixados 5
2.4 CONTABILIZAÇÃO DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS 5
2.5 JUROS COMPOSTOS 6
3 PROVISÕES TRABALHISTAS 8
3.1 Provisões de Férias e 13º Salário 8
4 AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 10
4.1 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 12
4.1.1 PEPS 12
4.1.2 UEPS 13
4.1.3 Preço médio ponderado 14
4.1.4 Custo Padrão 14
4.2 AVALIAÇÃO DE ATIVOS 15
4.2.1 Custo Histórico 16
4.2.2 Custo Histórico Corrigido 17
4.2.3 Custo Corrente de Reposição 17
4.2.4 Custo Corrente de Reposição Corrigido 17
5 PRINCÍPIO DA ENTIDADE E COMPETÊNCIA 19
5.1 Entidade 20
5.2 Competência 20
6 LEGISLAÇÃO CONTÁBIL 22
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 24
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho abordará assuntos pertinentes a administração de uma empresa, tendo em vista que a forma como são administradas é que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os seus objetivos.
Partindo desse pressuposto, primeiramente, abordaremos sobre o principal objetivo de uma área financeira em uma empresa que é buscar o equilíbrio entre gerar lucros e manter caixa a fim de que saibam como realizar aplicações financeiras que visem maior rentabilidade ao negócio.
Em seguida, descrevemos sobre a aplicabilidade e características das provisões trabalhistas de férias e 13º salário bem como os encargos incidentes sobre eles, cuja contabilização sendo feita erroneamente pode onerar os resultados da empresa.
Abordamos também, sobre como se avalia estoques, explicando conceitualmente os tipos de inventários, como são as avaliações dos ativos e quais critérios de avaliação de estoques existem, pois são vários os tipos e cada método terá um impacto diferente na contabilidade.
E por fim, conceituamos os princípios contábeis da entidade e competência e discorremos sobre a função dos Conselhos Federal e Regional de Contabilidade.
2 APLICAÇÃO FINANCEIRA
Uma administração empresarial eficiente envolve, entre outros aspectos, o gerenciamento dos recursos financeiros de modo a otimizá-los. Isto se faz necessário pelo fato dos recursos financeiros representarem, geralmente, o fator de produção mais escasso e em consequência o mais caro, principalmente em nosso País onde se praticam taxas de juros elevadíssimas.
Diante de tal situação o administrador moderno deve buscar a melhor solução de rentabilidade para os recursos de sua empresa, alocando-os no objeto social de sua entidade.
Por estes aspectos apresentados é que as empresas, mesmo que não seja seu objeto social principal, aplicam os excessos de recursos, temporários ou permanentes, em investimentos que podem assumir natureza diversa, porém sempre objetivando melhor alocação de recursos e buscando rentabilidade que é, em última análise, o objeto principal de qualquer empreendimento empresarial.
“As aplicações financeiras se caracterizam pela alocação de recursos em títulos e papéis de natureza monetária, constituindo-se em direito ou títulos de crédito. Esses direitos ou títulos de crédito se apresentam com prazo de vencimento e taxas de rentabilidade Pré ou pós-fixados”. (Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAVnkAJ/contabilidade-avancada> Acessado em: 09/10/2011).
2.1 APLICAÇÕES DE LIQUIDEZ IMEDIATA
Essas aplicações correspondem, geralmente, a compras de títulos do governo, como, por exemplo, letras e bônus.
Tais títulos têm liquidez imediata porque a empresa pode resgatar o valor aplicado mais os rendimentos no dia em que desejar.
Os rendimentos correspondem à inflação ocorrida no período em que o dinheiro permaneceu aplicado, sendo geralmente baseada na variação dos títulos do governo.
2.2 APLICAÇÕES COM RENDIMENTOS PREFIXADOS
Neste tipo de aplicação, a empresa fica sabendo no dia da aplicação o valor dos seus rendimentos, que correspondem à correção monetária prefixada mais juros.
2.3 APLICAÇÕES COM RENDIMENTOS PÓS-FIXADOS
Neste tipo de aplicação, a empresa somente fica sabendo quanto ganhou com a operação no dia de seu resgate.
2.4 CONTABILIZAÇÃO DAS APLICAÇÕES FINANCEIRAS
O valor dessas aplicações classifica-se, no balanço:
No ativo circulante:
a) Entre as disponibilidades, no caso de aplicações em modalidades resgatáveis a qualquer momento, sem vinculação a determinado prazo, como é o caso dos Fundos de Investimentos Financeiros (FIF);
b) Como investimentos temporários, se resgatáveis em prazo vencível até 12 meses após a data de aplicação.
No realizável a longo prazo:
a) No caso de aplicações financeiras resgatáveis em prazo vencível após 12 meses da data de aplicação.
Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta banco conta movimento para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada.
A apropriação do rendimento de aplicação financeira deve ser feita observando-se o regime de competência.
Assim, na data do balanço ou balancete, se existir saldo de aplicação
...