Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social
Por: josouza • 11/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.138 Palavras (13 Páginas) • 305 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................4
2.1 Funções Administrativas
2.2 Patrimônio
2.3 Fontes(origens) de Recursos
2.4 Análise de Mercado
2.5 Demanda, oferta e equilíbrio de mercado
2.6 Estruturas de Mercado
2.7 Contabilidade social como ferramenta de informação para a responsabilidade social _
3 Conclusão..............................................................................................................
4 Referências ...........................................................................................................
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho vamos poder entender melhor o Contexto Empresarial.
Os conceitos das funções administrativas e principais mudanças; conceitos sobre o patrimônio, origens dos recursos; a análise de mercado, demanda, oferta e equilíbrio; as estruturas de mercado e seus componentes; e a contabilidade social como ferramenta de informação.
Diante disso a administração e aos gestores avaliam as áreas da organização, através de um conjunto de medidas que permitam verificar a empresa de acordo com as metas utilizadas na estratégia no sentido de adquirir vantagens competitivas em relação ao mercado.
Perante a estratégia competitiva a empresa foca nos desafios impostos, superando limites e, assim, garantir a valorização crescente de seus bens.
- DESENVOLVIMENTO
- FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Através das funções administrativas, segundo Fayol é que se compreende o que um administrador faz em uma organização, como ele exerce a sua função. Essas funções são o planejamento, organização, direção e controle.
“Planejamenrto é definido como a atividade pela qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado” (KAWASNICKA, 1995, p. 169).
Organização é estruturar e integrar recursos, dividir trabalhos, é agrupar órgãos e atividades, designar pessoas para execução do serviço, é coordenar, de acordo com o planejamento efetuado. A tarefa básica da organização é estabelecer a estrutra organizacional, que dividem em dois caminhos o vetical que conduz aos níveis de hierarquia e o horizontal que são as áreas de departamentalização. Para Montana e Charnov (2006, p.170) organização é o “processo para desenvolver de modo sistemático de reunir os recursos físicos e humanos essenciais a consecução dos objetivos de uma empresa”.
Direção reuni atividades como a tomada de decisão, a comunicação com os subordinados e superiores, a motivação e o envolvimento do pessoal na execução das tarefas antecipadamente planejadas.
Controle consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, a partir dessa observação, as variações ou desvios poderão ser corrigidos.
Organograma da estrutura organizacional Gasmontes
- Diretoria: Compete a avaliação de todos os processos
- Administrativo: Realiza funções relativas a contratações, dispensas, etc.
- Gerência Operacional: Analisa documentos relativos ao fluxo da empresa.
- Financeiro: Responsável pelas finanças da Empresa.
- Gerência de Vendas: Cabe–se avaliar condições de processos de vendas, tais como descontos, quantidades, etc.
- Contábil: Realiza atividades contábeis da empresa.
- Assistência Técnica: Avaliar boas condições do produto, Reposições, Manutenção de equipamentos.
- GESTÃO RECURSOS HUMANOS
- Higiene e Segurança no Trabalho
A higiene do trabalho compreende normas e procedimentos adequados para proteger a integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerente às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Ela tem caráter preventivo por promover a saúde e o conforto do funcionário, evitando que ele adoeça e se ausente do trabalho. Envolve, também, estudo e controle das condições de trabalho.
É preciso, conscientizar os funcionários da importância do uso dos EPIs, luvas, máscaras e roupas adequadas para o ambiente em que eles atuam. Fazendo essa ação específica, a organização está mostrando reconhecimento ao trabalho do funcionário e contribuindo para sua melhoria da qualidade de vida. Ao invés de obrigar os funcionários a usarem, é melhor realizar esse tipo de trabalho de conscientização, pois o retorno será bem mais positivo.
Na Gasmontes (organização escolhida para a realização deste portifólio), todos os funcionários estão conscientizados da importância do uso dos EPIs, como luvas de raspa de couro, capacetes, óculos de proteção e bota com biqueira de aço e protetor de metataço, é realizado periodicamente treinamentos de prevenção dos riscos de acidentes, com palestras e vídeos educativos, o descanso mínimo entre tarefas é cumprido regularmente, há mais de cinco anos não ocorre nenhum acidente na empresa.
...