Controles como elementos de proteção
Por: leticiagomes1505 • 26/5/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 570 Palavras (3 Páginas) • 144 Visualizações
[pic 1]
Letícia Gomes de Moura
Controles como Elementos de Proteção à Entidade
Cotia – SP
2013[pic 2]
Centro Paula Souza – Etec Cotia
Técnico em Contabilidade
Letícia Gomes de Moura
Controles como Elementos de Proteção à Entidade
[pic 3]
Cotia – SP
2013
CONTROLES INTERNOS
Os controles internos de uma empresa são ferramentas indispensáveis para o planejamento dos negócios
A finalidade do controle interno é à proteção do patrimônio e à confiabilidade dos dados obtidos para a gestão dos negócios. O controle interno tem como objetivos: comprovação da veracidade dos relatórios; prevenção de fraudes; detecção de erros; proteção dos ativos e motivação da eficiência do pessoal.
As funções principais do controle interno estão relacionadas ao cumprimento dos objetivos da entidade. Portanto, a existência de objetivos e metas é condição principal para a existência dos controles internos. Uma vez estabelecidos e clarificados os objetivos, é necessário identificar os riscos que ameaçam o seu cumprimento e tomar as ações necessárias para o gerenciamento dos riscos identificados.
A avaliação contínua do controle interno propicia a identificação e análise dos riscos associados ao não-cumprimento das metas e objetivos operacionais. Os administradores devem definir os níveis de riscos operacionais e de informação que estão dispostos a assumir.
Os princípios do controle interno visam medidas que propiciem um bom funcionamento das operações nas organizações. Os princípios são os seguintes:
a) delimitação exata da responsabilidade;
b) segregação de atividades de contabilização e de operacionalização;
c) comprovação das operações realizadas;
d) pessoal qualificado e treinado;
e) rotatividade entre funcionários nas atividades;
f) manuais e normas de procedimentos para as atividades;
g) sistemas de revisão e avaliação das operações.
Conheça, a seguir, alguns controles financeiros.
- Controle de caixa – De vital importância. Por meio dos registros realizados, pode-se conhecer a origem e o destino de todo o dinheiro movimentado pela empresa diariamente, ou seja, sua própria história.
- Controle de bancos – Sua finalidade é registrar as entradas e saídas de valores na conta bancária da empresa, permitindo o controle atualizado do seu saldo.
- Controle de contas a receber – Possibilita o conhecimento dos seguintes pontos:
- montante dos valores a receber;
- contas vencidas e a vencer;
- clientes que não pagam em dia;
- como programar suas cobranças. - Controle de contas a pagar – Possibilita que o empresário fique permanentemente informado sobre:
- vencimento dos compromissos;
- como estabelecer prioridades de pagamento;
- montante dos valores a pagar. - Fluxo de caixa – Projeção das entradas e saídas de recursos financeiros para determinado período, visando prever a necessidade de captar empréstimos ou aplicar excedentes de caixa nas operações mais rentáveis.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os controles internos de uma empresa são de extrema importância para a gestão eficiente da entidade. Controlar os processos operacionais implica em análise e avaliação dos métodos utilizados na empresa e dos riscos existentes que podem fazer com os objetivos não sejam alcançados.
Para manter a entidade em ordem e no rumo certo são necessários os controles internos, estes devem ser supervisionados frequentemente por um analista da área, para verificar se os objetivos serão cumpridos como o planejado.
...