CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Por: waalterjr • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 4.075 Palavras (17 Páginas) • 250 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
BELÉM
2014
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL
Trabalho de cunho avaliativo como requisito de aprovação na disciplina de Ética Geral Profissional, apresentado a Faculdade de Ciências Contábeis do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará, sob orientação da Professora
BELÉM
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL:
2.1.2 Histórico:
2.1.3. Conceito:
2.1.4 Principais benefícios:
2.1.5 Exemplo básico de uma formatação de um Código de ética:
2.2 PAPEL DO CONTADOR NA SOCIEDADE:
2.3 PRESCRIÇÃO NORMATIVA DE CONDUTA:
2.3.1 Competências:
2.3.2 Sigilos:
2.3.3 Integridades:
2.3.4 Objetividades:
2.4 CÓDIGO DE ÉTICA DO PROFISSIONAL DO CONTADOR:
2.4.1 Dos objetivos:
2.4.2 Dos Deveres:
2.4.3 Dos Deveres em Relação aos Colegas e à classe:
2.4.4 Das Infrações e Penalidades:
2.4.5 Das disposições Gerais:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO
O cenário empresarial mundial, hoje em dia, é repleto de deturpações, e desvio de verbas dos quais dão problemas não só para os cofres privados, como também influência no processo pelo qual o governo tem controle sobre o que acontece debaixo de sua jurisprudência. O Brasil, por sua vez, não foge dessa realidade, onde há vários casos de desvio de verba privada e ou pública, onde o contador tem sua parcela responsabilidade por ter seu trabalho vinculado às finanças da empresa, pensando nisso, o Conselho Federal de Contabilidade desenvolveu o chamado: Conselho de Ética do Contador, do qual deve reger a profissão contábil.
Porém, nem todos os estudantes e/ou contadores tem em si, esse desenvolvimento ético para uso em sua vida profissional, dando abertura para um possível futuro de atitudes antiéticas. Pensando nisso, vários autores tratam de forma concreta e objetiva o tema “Ética”, como por exemplo, Lisboa, que é um dos autores referências neste assunto, e neste trabalho será abordado partes de algumas obras desse autores, e irá falar sobre como o Código de Ética serve para as empresas, sobre como o contador atua na sociedade e entre outros temas de importância relevante.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL:
2.1.2 Histórico:
Devido aos grandes escândalos empresariais ocorridos no ano de 1970 nos EUA, surgiu a necessidade de haver a criação de um código que normatizaria a conduta das empresas para acabarem com os subornos e corrupções. Enquanto que no Brasil, deu-se início a criação desse código de ética em 1990 devido aos mesmos problemas ocorridos nos EUA. Logo, fica nítido a importância desse código para reputação de uma empresa.
2.1.3. Conceito:
O código de ética empresarial é um instrumento que serve para demonstrar os princípios, a visão e a missão de uma empresa. Através dela conhece-se a postura social da instituição diante do público com quem interage. A partir do código de ética de uma empresa é possível avaliar sua função no mercado e o que ela procura nos seus funcionários. Seus artigos são baseados nas leis do país, ações que podem dar a ideia do posicionamento da empresa, fator de identificação com funcionários e clientes.
2.1.4 Principais benefícios:
- Fortalece a imagem da instituição (privada, pública ou ONG) perante a comunidade;
- Pode aproximar os diversos profissionais da organização, pois eles também precisam participar da preparação do código;
- Pode ser um excelente instrumento para solucionar possíveis conflitos e problemas internos;
- Auxilia na ordem e transparência da imagem da empresa, pois proporciona mais coerência, já que está tudo documentado;
- Traduz a conduta moral da formação da empresa e a maneira que ela é conduzida;
- Implica na melhoria da relação entre clientes, funcionários, fornecedores e até governo.
No momento em que uma empresa toma uma postura ética, ela se compromete diretamente para seu desenvolvimento e também com o da sociedade. Assim, é preciso que a ética seja praticada, caso contrário, será apenas um marketing para promover a empresa no mercado. Logo, atitudes assim geram o descumprimento do código de ética que acarretará nas
“Penalidades para o descumprimento do código de ética”:
Uma empresa que possuem funcionários, que descumprem o código ou usam de má deste bem, podem ser advertidos verbalmente ou por escrito e dependendo do caso suspenso, presos ou desligados do quadro de funcionários.
...