DISCURSIVA ANÁLISE DE CUSTOS
Por: 36133710 • 29/8/2019 • Dissertação • 293 Palavras (2 Páginas) • 188 Visualizações
AVALIAÇÃO DISCURSIVA 1- ANÁLISE DE CUSTOS
Os materiais comprados pelas empresas no setor industrial são denominados como investimento, portanto, o custo só ocorrerá no momento do consumo no processo fabril. Desse modo, identifica-se o fluxo dos custos que são primários, isto é, tanto a mão de obra quanto os materiais diretos estão ligados diretamente ao produto. Lembramos ainda, que os demais custos indiretos e a mão de obra neste caso consideram-se custo de transformação, pois são necessários para transformar os materiais em produtos.
Existem também os custos fixos, que mesmo não havendo produção, eles são necessários. Podemos dizer então, que os custos primários, mais os custos de transformação, juntamente com os custos fixos, constituem o chamado Custo de Produção (CP).
A partir das fases do fluxo produtivo, a qual os custos percorreram por intermédio do inventário físico é que deve ser feito a apuração do custo dos estoques, deste modo, o custo deve ser apurado em cada fase do processo.
No que se refere ao custo dos produtos vendidos a apuração é feita da seguinte forma: EI (estoque inicial) + CP (custo da produção)– EF (estoque final)=CPV (custo produto vendido).
Ainda assim, podemos analisar dois segmentos distintos com relação ao sistema de acumulação de custos: por um lado o sistema por Ordem de Produção na qual o consumidor adquire um produto determinado e único ou pelo sistema de Processo Contínuo, neste caso a produção é em série e atende a consumidores diversos, ficando assim, os custos acumulados e os produtos estocados para depois serem comercializados. É possível que esses dois sistemas possam manter-se na mesma empresa, seja de uma produção por encomenda, com particularidades do consumidor ou por uma produção padronizada atendendo a uma gama maior de clientes.
Fonte:
STAUDT, Tarcísio, Análise de custos-Universidade Luterana do Brasil- Ed. Ulbra-Canoas: 2017
...