Descritvo
Por: genildadomingos • 3/4/2015 • Projeto de pesquisa • 468 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
A problemática da educação escolar esta no ordem do dia e abarca diferentes dimensões: projetos político-pedagógicas, dinâmica interna das escolas, função social da escola , indisciplina e violências escolares, processos de avaliação no plano institucional , entre outras.
O que parece consensual e a necessidade de se reinventar a educação para que possa oferecer espaços de ensino significativos para o contexto sociopolítico atual .
Este trabalho pretende oferecer elementos para aprofundar a compreensão das relações entre educação e cultura nas sociedades multiculturais em que vivemos.
Parto da afirmação de que não há educação que não esteja imersa no processo culturais em que se situa. Neste sentido, não e possível conceber uma experiência pedagógica “desatualizada”. Existe uma relação entre educação e cultura. Estes universos estão entrelaçados e não podem ser analisados a não se a partir de sua articulação. No entanto há momentos históricos em que se experimenta um descompasso, intenso nestas relações.
UMA NOVA LEITURA DAS RELAÇÕES ENTRE EDUCAÇÃO E CULTURA[pic 1]
Hoje esta consciência do caráter da escola e cada vez mais forte, assim como a consciência da necessidade de romper e construir praticas educativas em que a questão da diferença e do multiculturalismo se façam cada vez mais presentes
Uma outra contribuição considerada muito interessante para uma nova compreensão das relações entre educação e cultura, diz respeito a uma concepção da escola como um espaço de cruzamento de culturas
No plano nacional , pela primeira vez na nossa historia, uma proposta educacional do Ministério da Educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, publicados em 1997 e que suscitaram grandes controvérsias quanto a concepção, processo de construção e estrutura interna incorporou entre os temas a pluralidade cultural
E sabido que,o Brasil desconhece a si mesmo. Na relação do pais consigo mesmo e comum prevalecerem vários estereótipos .
Historicamente, registra-se dificuldade para lidar com o processo. O pais evitou o tema por muito tempo, sendo marcado por “mitos” que veicularam uma imagem de um Brail sem diferença.
Uma das características fundamentais das questões multiculturais e exatamente o fato de estarem atravessadas pelo acadêmico e o social. Convém ter sempre presente que o multiculturalismo não nasceu nas universidades em geral . são as lutas dos grupos sociais discriminados, dos movimentos sociais, especialmente as questões étnicas, e entre eles, de modo particularmente significativo entre nos, os referidos as identidades negras, que constituem o LOCUS de produção do multiculturalismo. Sua penetração na universidade se deu num segundo momento, e sua presença e frágil e objeto de muitas discussões. Por outro lado, as questões relativas ao multiculturalismo só recentemente tem sido incluídas nos cursos de formação de educadores. Quanto a formação continuada por iniciativas oficiais e de varias organizações não governamentais, algumas vezes em parceria entre organismos públicos ONGs, várias experiências tem sido promovidas no sentido de favorecer incorporações de perspectivas multiculturais na educação básica
...