ESTUDOS CULTURAIS
Por: jaahad • 10/6/2018 • Trabalho acadêmico • 492 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
FACULDADE ZACARIAS DE GÓES
[pic 1]
DELMÁRIO D. PEREIRA
ESTUDOS CULTURAIS
Valença-Bahia
Junho 2017
ESTUDOS CULTURAIS
Trabalho apresentado como requisito parcial obrigatório para avaliação da disciplina de Estudo Culturais do curso de Administração da Faculdade Zacarias de Góes, sob a orientação da professora Drª Ana Celeste.
Valença- Bahia
Junho 2017
MARKETING. CAMINHO PARA SATISFAÇÃO E FIDELISAÇÃO DO CLIENTE
Visando uma efetiva fidelização do cliente em relação a empresa, o empreendedor vem investindo cada vez mais e de forma sistemática, na valorização do consumidor no que se refere ao quesito atendimento. Diante de tantas outras estratégias oferecidas pelo Marketing, certamente essa é a mais adequada ao momento para a manutenção e elevação dos níveis de venda no mercado. É notório que o destaque será para as empresas que conseguirem ouvir os anseios e aspirações dos seus clientes, pois essas saíram à frente dos seus concorrentes.
Diante dessa visão que é transmitida pelos autores do artigo intitulado logo acima dessa resenha, fica claro a importância do Marketing na construção da ponte que liga o consumidor a empresa e seus produtos e ou serviços. Ainda assim, num conceito mais abrangente, o Marketing é uma constante, desde antes da criação do produto ou serviço até o pós venda, com destaque para o atendimento ao cliente e as suas pesquisas de mercado, esta última usada como ferramenta para identificação do perfil da clientela.
Diante de tudo o que foi exposto pelos autores da referida obra, mostra se irrefutável a importância desta ciência no cotidiano de um mercado cada vez mais competitivo, visto que as ciências do comportamento humano reza que é muito mais módico manter os clientes fidelizando os, de que conquistá-los e muito mais difícil tentar reconquistá-los.
Apesar de todo o mérito de que é digno o Marketing, ele não pode ser visto como instrumento de “propulsão social”.
Assim como ficou entendido quando segundo COBRA (1992), citado pelos autores do artigo: “Dentro de uma definição social mostra o Marketing como meio responsável por elevar o indivíduo a um padrão de vida superior através do qual pessoas e grupos conquistam o que necessitam e o que desejam, através da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços.”
Analisando um pouco mais tal afirmação observa-se que a mesma aparenta ser contraditória, uma vez que o Marketing tem uma função, dentre tantas outras, a de projetar os produtos ou serviços ao mercado e de transformar os desejos em necessidades. Sendo assim, tais atribuições induzem o consumidor a adquirir aquilo que não é necessário e direcionando o mesmo, para um desequilíbrio financeiro e em muitos casos, até mesmo ao endividamento para poder manter seus sonhos, o que evidencia um declínio social em função do estímulo ao consumismo.
...