EXERCICIOS CONTABILIDADE SOCIETÁRIA - PROF TINO
Por: Camila Gonçalves • 14/9/2021 • Exam • 3.143 Palavras (13 Páginas) • 387 Visualizações
CONTABILIDADE SOCIETÁRIA – PROF TINO – 2019.2 EXERCÍCIOS DE REVISÃO DE AVALIAÇÃO DE INVESTIMENTOS MÉTODO DO CUSTO
- (2015Banca: FGVÓrgão: DPE-ROProva: Analista da Defensoria Pública - Analista Contábil). Um investimento avaliado pelo método de custo deve:
- ter periodicamente seu valor justo mensurado e os ganhos ou perdas reconhecidos no resultado;
- com base na Lei nº 6.404/76, e suas alterações, ser baixado para resultado ou avaliado ao valor justo;
- ser avaliado por equivalência patrimonial;
- ter seu valor recuperável testado quando houver evidência de perda;
- ser ajustado pela deliberação sobre a distribuição de dividendos.
RESOLUÇÃO
Lei 6404
Critérios de Avaliação do Ativo
Art. 183. No balanço, os elementos do ativo serão avaliados segundo os seguintes critérios: [...]
III - os investimentos em participação no capital social de outras sociedades, ressalvado o disposto nos artigos 248 a 250, pelo custo de aquisição, deduzido de provisão para perdas prováveis na realização do seu valor, quando essa perda estiver comprovada como permanente, e que não será modificado em razão do recebimento, sem custo para a companhia, de ações ou quotas bonificadas.
RESPOSTA: d.
- (2014Banca: CESPEÓrgão: Câmara dos DeputadosProva: Analista Legislativo). Com relação à avaliação de investimentos pelo método do custo, julgue o item abaixo.
Ao se utilizar o método de custo para a avaliação dos investimentos, a empresa investidora deve reconhecer os lucros não distribuídos no momento em que são gerados pela empresa investida, independentemente de sua distribuição ou de seu pagamento.
- Certo
- Errado
RESOLUÇÃO
Na avaliação dos investimentos pelo método de custo não há registro quando a investida tem lucro ou prejuízo, somente na distribuição dos dividendos é que se deve apropriar a percentagem correspondente do dividendo, segue exemplo para compreender melhor.
- compra de 8% do capital por $ 10.000 D - Investimento - 10.000
C - Caixa - 10.000
- A investida teve lucro de $1.000 Nenhum lançamento deve ser realizado.
- Distribuiu $500 em dividendos D - Dividendos a Receber - 40
C - Receita de Dividendos - 40
RESPOSTA: b.
- (2013Banca: CESPEÓrgão: CPRMProva: Analista em Geociências - Contabilidade). Em uma demonstração financeira, sob a óptica da influência, devem-se registrar os investimentos em outras sociedades avaliados por um dos métodos contábeis existentes, a saber, método de custo, método de valor justo ou método de equivalência patrimonial. Julgue os itens subsequentes, relativos às participações no capital de outras sociedades.
Na avaliação pelo método de custo, a investidora somente poderá reconhecer os dividendos decorrentes de participação societária após a divulgação, pela investida, da quantidade de lucro ou de reserva que foi gerada no exercício.
- Certo
- Errado
RESOLUÇÃO
Pela atual legislação societária, as companhias devem, na data do balanço, contabilizar a destinação do lucro líquido proposta pela Administração, inclusive os Dividendos Propostos (§ 3o do art. 176 da Lei no 6.404/76), que figurarão no Passivo Circulante quando se referirem aos mínimos obrigatórios, ou em conta destacada dentro do Patrimônio Líquido nos demais casos. Dessa forma, a empresa com investimentos em outras sociedades deve verificar os dividendos propostos, já contabilizados nos balanços dessas empresas, devendo registrar a receita de dividendos proporcionais quando efetivamente declarados pela assembleia dos acionistas ou dos sócios da investida. No caso de algum tipo de entidade que tenha outra forma de declaração, o dividendo deve ser reconhecido quando o direito ao seu recebimento estiver estabelecido. Nesse caso, o reconhecimento se faz debitando uma conta representativa dos dividendos a receber e creditando a receita correspondente, como já indicado. Essa conta a receber está prevista no Modelo de Plano de Contas, no Ativo Circulante, no subgrupo Outros Créditos.
RESPOSTA: b.
- (2013Banca: FCCÓrgão: SEFAZ-SPProva: Agente Fiscal de Rendas - Gestão Tributária). A Cia. Futurista adquiriu 3% das ações da Cia. Atual, em 20/02/2013, por R$ 4.560,00. As sociedades não são do mesmo grupo nem estão sob controle comum. O investimento adquirido não caracteriza controle nem influência significativa sobre a investida, mas a Cia. Futurista possui a intenção de permanecer com este investimento por vários exercícios, ou seja, não há intenção de venda. Neste caso, o investimento, classificado no ativo não circulante da Cia. Futurista, será avaliado pelo:
- custo corrente corrigido.
- método da equivalência patrimonial.
- método de custo.
- método da conciliação.
- método de crédito unitário projetado.
RESOLUÇÃO
Para ser avaliado pelo MEP, o investimento tem que ter uma das características exigidas pela Lei 6.404:
Art. 248. No balanço patrimonial da companhia, os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum serão avaliados pelo método da equivalência patrimonial
RESPOSTA: c.
- (2010Banca: FCCÓrgão: SEFAZ-SPProva: Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas). Ao contabilizar os dividendos distribuídos por investidas, após seis meses da aquisição, avaliadas pelo método do custo, a investidora debita a conta Disponível e credita a conta
- Investimentos.
- Receita Eventual.
- Receita de Investimentos.
- Receita de Dividendos.
- Receita de Equivalência Patrimonial.
RESOLUÇÃO
Dividendos recebidos após 6 meses
D _ Caixa ou Bancos ou Dividendos a Receber (ATIVO CIRCULANTE)
C _ Receita de Dividendos (RECEITA)
Se o dividendo fosse recebido antes de 6 meses seria feio o seguinte lançamento D _ Caixa ou Bancos ou Dividendos a Receber (ATIVO CIRCULANTE)
...