Evoluçao da contabilidade no mundo
Por: ana.alice • 17/3/2016 • Artigo • 3.640 Palavras (15 Páginas) • 691 Visualizações
A EVOLUÇÃO DA CONTABILIDADE NO MUNDO
Autores: Alessandra Rodrigues da Silva - 06030942
Ana Alice Pereira da Cunha - 06030675
Emanuel da Silva Lima - 06025910
Ilany Thayrine de Souza - 06030561
Karla Martiniano de Araujo Moura - 06030405
Orientadora: Edna Maria
RESUMO:
A necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o grande motivo para o desenvolvimento da contabilidade. Através dos tempos, verifica-se que normalmente o grau de avanço da contabilidade está diretamente associado ao grau de progresso econômico, social e institucional de cada sociedade. Neste artigo falaremos da sua origem, de como eram feitos os registros na antiguidade, do surgimento dos primeiros instrumentos de cálculos e das várias mudanças e importantes acontecimentos que influenciaram na sua evolução durante os períodos, antigo, medieval, moderno e científico.
Palavras chave: Contabilidade, patrimônio, origem, evolução.
1. INTRODUÇÃO:
Este artigo tem o objetivo de mostrar como a contabilidade evoluiu da época dos homens primitivos até os tempos atuais, dos primeiros registros contábeis à era da informatização.
O surgimento e a evolução da contabilidade confundem-se com o desenvolvimento da humanidade. Nesse contexto os estudos sobre as civilizações da antiguidade nos mostram que o homem primitivo já cuidava da sua riqueza, através, por exemplo, da contagem e do controle de seu rebanho.
A contabilidade aprimorou-se de acordo com as necessidades de cada período histórico. O aparecimento da escrita, o surgimento da moeda, a revolução industrial, são marcos da nossa historia que fizeram desencadear o desenvolvimento da ciência contábil. Muitas obras surgiram na área contábil, contribuindo para evolução de seu pensamento.
O desenvolvimento da contabilidade em toda a sua história esteve intimamente ligada ao desenvolvimento econômico e as transformações sociopolíticas e socioculturais experimentadas em cada época.
A partir da Revolução Industrial (século XVIII) na Inglaterra, as técnicas contábeis tomaram novo impulso. O enorme desenvolvimento econômico verificado no período gerou as grandes corporações e o surgimento do mercado de capitais. Aumentou-se a necessidade de confirmação dos registros contábeis com forma de garantir a seguranças dos investimentos – desenvolvimento dos procedimentos de auditoria.
Portanto, com a Revolução Industrial, a atividade econômica evolui de artesanal para empresarial, forçando também a ciência contábil a um novo progresso e a uma readaptação das técnicas elaboradas a partir da obra de Luca Pacioli.
O homem foi sentindo a necessidade de aperfeiçoar seu instrumento de avaliação da situação patrimonial ao mesmo tempo que as atividades econômicas foram se tornando mais complexas.
Podemos destacar na evolução da contabilidade duas escolas, a européia que difundiu a contabilidade pelo mundo e a norte-americana que se diferenciou por preocupar-se mais com a parte prática.
Para dar maior credibilidade ao tema abordado no artigo, fizemos por meio de pesquisas bibliográficas, coleta de textos em livros, internet e documentários que abordam o tema proposto.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. A origem da contabilidade
Muitas são as divergências quanto à época e a origem real da contabilidade, porém todos chegam a um ponto comum, consideram-na como uma das profissões mais antigas e importantes para um sistema econômico em constante evolução.
Iudícibus (2000, p. 29) descreve que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem pensante. Historiadores remontam os primeiros sinais da existência de contas aproximadamente a 4000 anos a.c. Entretanto, talvez antes disto o homem primitivo, ao inventariar o número de instrumentos de caça e pesca disponíveis, ao contar seus rebanhos, ao contar suas ânforas de bebidas, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade. Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc. A sua origem está ligada a necessidade de registros do comércio.
Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida, também, nas principais cidades da Antiguidade.
A atividade de troca e venda desses comércios requeria o acompanhamento das variações de seus bens e quando cada transação era efetuada. As trocas de bens e serviços eram seguidas de simples registros ou relatórios sobre o fato.
As primeiras escriturações contábeis foram localizadas 3500 a.c, sendo efetuadas predominantemente em tábuas de argila e barro, utilizando caracteres cuneiformes.
[pic 1]
Figura1: Tábua e fichas de barro mesopotâmicas registrando receitas e impostos.
À medida que o homem começava a possuir maior quantidade de valores, preocupava-lhe saber quanto poderiam render e qual a forma mais simples de aumentar as suas posses. Tais informações não eram de fácil memorização quando já em maior volume.
Para ajudar a efetuar os seus registros, o homem inventou vários instrumentos no sentido de facilitar os cálculos. Mas, o primeiro instrumento conhecido e ligado a contabilidade é o ábaco.
[pic 2]
Figura2: Ábaco
Com o desenvolvimento do papiro (papel) e do cálamo (pena de escrever), a Contabilidade só teve a ganhar, pois ela passou ter seus registros mais sofisticados passados em Livros Contábeis. A invenção da escrita impulsionou mais a evolução, segundo estudiosos da questão, foi a escrita Contábil que deu origem à escrita comum e não o inverso.
[pic 3]
Figura3: Papiro e Cálamo
2.2. Evolução da ciência contábil
Podemos resumir a evolução da ciência contábil da seguinte forma: Contabilidade do mundo antigo, período que se inicia com as primeiras civilizações e vai até 1202 da Era Cristã; Contabilidade do mundo medieval, período que vai de 1202 da Era Cristã até 1494; Contabilidade do mundo moderno, que vai de 1494 até 1840; E Contabilidade do mundo científico, iniciando em 1840 e que continua até os dias de hoje.
...