Faculdade ciencias
Por: GAIVOTINHA • 12/8/2015 • Monografia • 1.928 Palavras (8 Páginas) • 326 Visualizações
[pic 1]
CRISTIANE GARCIA DE MORAES – RA 186691
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PILAR DO SUL/SP
2012
[pic 2]
CRISTIANE GARCIA DE MORAES – RA186691
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
[pic 3]
PILAR DO SUL/SP
2012
[pic 4]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 5
- DESENVOLVIMENTO 7
- Desenvolvimento do Estágio 8
- Dificuldades Encontradas 9
- Análise comparativa entre teoria e prática 10
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
REFERÊNCIAS 14
ANEXOS 15
[pic 5]
IDENTIFICAÇÃO
Nome do Estagiário: CRISTIANE GARCIA DE MORAES
R.A.: 186691
Curso: Ciências Contábeis
Semestre: 8 SEMESTRE
Ano: 2012
Início do Estágio: 09/10/2012
Término do Estágio: 06/11/2012
[pic 6]
5
INTRODUÇÃO
O Estágio Supervisionado, assim como os demais estágios supervisionados proporciona a oportunidade de aliar a teoria à prática, ajudando o desenvolvimento de competências profissionais, conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal, adequando dessa formação às expectativas do mercado de trabalho. Os dados relativos ao estágio serão apresentados seguindo a estrutura de apresentação, em que se encontra no sumário deste estagio, divididos em tópicos, contendo introdução; a organização, atividades desenvolvidas. Dando inicio à primeira etapa do Estágio Supervisionado do curso de Ciências Contábeis, tendo em vista a necessidade de uma experiência prática onde se aplica grande parte dos fundamentos aprendidos ao longo dos períodos anteriores com os princípios teóricos estudados, agora trabalhando em um setor administrativo, neste momento, aliou-se a teoria à prática, demonstrando, assim, o quanto é enriquecedor e importante esta etapa na minha formação acadêmica e profissional.
O objetivo do trabalho foi elucidar questões sobre o estágio supervisionado no curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior isolada.
Coerente com a lógica da abordagem qualitativa de pesquisa, minha intenção foi a busca de detalhes esclarecedores sobre a dimensão da prática curricular do estágio supervisionado. É preciso deixar claro que o caminho escolhido foi o caminho possível dentre outras possibilidades que o universo da pesquisa em educação oferece. Assim, os limites desta contribuição precisam ficar explícitos. As conclusões apontadas são as evidências do estágio do curso em questão e localizado na Instituição tomada como referência.
[pic 7]
6
Foram abordados aspectos que envolvem a relação teoria e prática, questões de como deveria ser o estágio, de que forma o mesmo pôde contribuir para a formação profissional dos acadêmicos, mas também o sentido social do estágio, ou seja, o que ele representou para as organizações (empresas) envolvidas, e o que este representou no processo de qualificação e formação profissional dos acadêmicos.
A investigação realizada possibilitar desvendar a importância do estagio supervisionado. Este desafio é imposto, de forma mais ampla a cada país que busca dentro de uma economia globalizada, recursos e parcerias para o seu desenvolvimento sustentado. É desejável que, com o comprometimento de todos os segmentos da sociedade, entre eles os poderes constituídos, os inúmeros aspectos da formação das futuras gerações de profissionais possam ser reavaliados, resultando, a médio e a longo prazo, no grau de melhoria de desenvolvimento tecnológico e social, que se espera de um país como o Brasil.
Portanto, o estágio torna-se cada vez mais fundamental, constituindo, de um lado, uma etapa fundamental no processo de qualificação dos sujeitos para o mercado e a vida profissional, e, de outro, uma verdadeira estrutura de relação entre a empresa e a escola, e entre ambas e o futuro.
A questão que se insere é que o estágio como prática, se configura como elemento essencial de formação profissional, pois concretiza a relação “teoria e prática”. Além disso, o estágio tem uma função social, a de integrar o acadêmico no mercado de trabalho, como profissional e como cidadão consciente e crítico. . O estágio foi realizado no Polo da Anhanguera em Pilar do Sul com duração de 6 horas por semana. O estágio teve como objetivo desenvolver habilidades e competências profissionais da teoria para a prática, sendo respeitadas as atividades, onde foi realizado o estágio.
[pic 8]
7
DESENVOLVIMENTO
Treinamento é o processo educacional de curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas adquirem novos conhecimentos, atitudes e habilidades em função do objetivo definido. Já o desenvolvimento profissional é a educação que visa ampliar, desenvolver e aperfeiçoar o homem para seu crescimento profissional.
O Estágio Supervisionado é uma condição necessária para o desenvolvimento das disciplinas de formação técnica desenvolvidas no curso. A obrigatoriedade, e sua inserção no currículo do curso asseguram ao aluno a supervisão acadêmica, que tem como finalidade orientar sua aprendizagem. É através dele que os alunos têm a oportunidade transporem para a prática, conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas de formação profissional do curso, como também a oportunidade de se apropriarem de competências e conhecimentos técnicos para os conhecimentos teóricos adquiridos.
...