GESTÃO DE CUSTOS
Por: millena270 • 25/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.762 Palavras (16 Páginas) • 252 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade explicar a importância que a Contabilidade e do Mercado Financeiro para a Gestão Industrial exerce na formação de um produto fabricado. A contabilidade de custo trouxe inovações na área contábil, buscando o conhecimento dessas novas estruturas de produção. O objetivo do estudo é examinar como ocorre a estrutura de custos de uma empresa industrial, microempresa de uniformes profissionais, que atua sobre encomenda. Como também, se essa estrutura de custos é utilizada como subsídio na formação do preço de venda, tornando-se, então, uma vantagem competitiva ou uma estratégia.
A Contabilidade das empresas tem observado a importância de detalhar as suas contas para poder promover seu crescimento, e antenado a esta mudança, o profissional da contabilidade deverá saber fazer a apresentação de relatórios financeiros que incluem: balanço, resultados de lucros e perdas, fontes de usos de fundos, balancete de ganhos extras, certificados de controladores e anotações de relatórios financeiros.
Para entender sobre a nova contabilidade serão elaboradas algumas pesquisas envolvendo os seguintes tópicos: A Contabilidade na atualidade e a Indústria; Contabilidade de Custos Industriais; O Mercado Financeiro e A Importância da Gestão de Custos na Indústria.
Este Trabalho demonstra a importância da Contabilidade de Custo nas Indústrias, ajudando na tomada de decisão, pois através desta metodologia de evidenciar todo o custo de uma produção industrial torna possível ter um controle mais restrito de toda a demanda que a indústria precisará para alcançar seus objetivos finais.
A Contabilidade na atualidade e a Indústria
A Contabilidade na atualidade tem acarretado em grandes mudanças, onde têm apresentado uma forma que é praticada internacionalmente, buscando uma melhor demonstração no ramo industrial, assim ela é entendida como um instrumento fundamental para a administração, sendo reconhecida como uma importante ferramenta que oferece suporte para a tomada de decisão pelos gestores industriais e demais usuários. Quando os estudos dos fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas industriais, costuma-se denominar tal particularidade de contabilidade industrial, poderíamos conceituar a contabilidade industrial como sendo a parte da contabilidade que se preocupa com os fenômenos patrimoniais das empresas industriais.
Através de suas informações a contabilidade na atualidade pode contar com a tecnologia, onde a informatização torna as demonstrações e lançamentos contábeis de forma mais rápida, trazendo um retorno em tempo real aos seus usuários, e desta forma torna-se uma ferramenta eficaz na forma de transmitir as informações necessárias para as tomadas de decisões do gestor empresarial. Diante de tantas exigências, o profissional se sentiu motivado a buscar meios de capacitação especializada, de acordo com novas responsabilidades de está sempre a frente demonstrando uma constante atualização ao que o mercado cobra.
1. Setor Industrial na atualidade. A Indústria tem buscado meios de controlar melhor suas formas de gerenciamento de custos de produção de bens e serviços a ser ofertada, desta forma a preocupação de todo gestor empresarial é controlar toda movimentação necessária para a execução de suas produções. Assim na atualidade as indústrias vêm contando com instrumentos que seja capaz de dar essas informações em tempo hábil, dando ênfase a Contabilidade Industrial que tem por objetivo envolver a contabilidade de custos demonstrando todos os gastos incorridos na produção de bens e produtos industriais.
Nas Industrias segundo Costa (2009, p.27) os custos correspondem aos gastos relativos à fabricação dos produtos, como os custos em uma industria envolvem diversas variáveis a definição correta desses custos depende de um eficiente controle.
2. A Contabilidade como ferramenta de geração de valor para as Indústrias. É uma ferramenta destinada exclusivamente ao departamento de produção de uma indústria. Os gastos incorridos na fabricação dos produtos são contabilizados de forma rigorosa. Sendo assim, podemos citar como exemplos de alguns custos, os salários do departamento de produção, quanto aos salários do pessoal do departamento administrativo são despesas operacionais.
A transformação de recursos intermediários em produtos e serviços finais só é possível pelo emprego dos fatores de produção (trabalho, capital, governo, empresa). A contabilidade tem como objetivo demonstrar passo a passo todos os custos de uma produção. Podendo através de suas análises discorrerem sobre as formas de criação de valor que pode ser realizada pela adoção de práticas racionais, ao fazer uso das ferramentas contábeis, as quais possibilitam a mensuração de toda movimentação financeira, compreendendo todas as etapas de planejamento de produção a etapa final que são os clientes finais.
3. Demonstrativos Contábeis Obrigatórios. As demonstrações contábeis de uma empresa têm como objetivo refletir sua situação financeira. Com o advento da lei 11.638/07 e 11.941/09 a contabilidade brasileira vem passando pelo processo de convergência as Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS), neste sentido, acompanhando a evolução do sistema contábil brasileiro o Conselho Federal de Contabilidade editou inúmeras normativas técnicas que tratam de assuntos eminentemente contábeis. Com relação às demonstrações contábeis que obrigatoriamente deverão ser incluídas no livro diário, como regra geral, destacamos o conjunto completo das demonstrações contábeis que está previsto no item 10 da NBC TG 26 (Res. CFC 1.185/09):
balanço patrimonial ao final do período;
demonstração do resultado do período;
demonstração do resultado abrangente do período;
demonstração das mutações do patrimônio líquido do período;
demonstração dos fluxos de caixa do período;
demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresentada voluntariamente;
notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias;
balanço patrimonial no início do período mais antigo
...