GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL, NOÇÕES DE ATUÁRIA E DIREITO EMPRESARIAL – UNIDOS Á CONTABILIDADE
Por: queilaravila • 26/2/2016 • Trabalho acadêmico • 2.224 Palavras (9 Páginas) • 407 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL 4
2.1.1 Conceito de gestão financeira 4
2.1.2 Gestão Financeira e Fluxo de Caixa 4
2.1.3 Principais Decisões de Investimentos 5
2.1.4 Risco Retorno 5
2.1.5 Principais Tipos de Orçamentos 6
2.1.6 Pontos positivos do orçamento para a gestão 6
2.2 NOÇÔES DE ATUÁRIA 7
2.2.1 Conceitos de Atuária 7
2.2.2 Previdência no Brasil 8
2.3 DIREITO EMPRESARIAL 8
2.3.1 Sociedades empresariais e sociedades simples 9
2.3.2 Obrigações dos empresários e sociedades empresariais. 9
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho busca apresentar a importância de adotar como ferramenta a gestão financeira e o orçamento empresarial para um desenvolvimento de uma gestão empresarial eficaz. Para a gestão financeira é fundamental ter um controle financeiro e um planejamento das receitas e despesas da empresa para assim controlar a direção de seus negócios.
Atualmente as empresas não estão somente interessadas em obter lucros, mas estão preocupadas com sua imagem no mercado financeiro, pois cada vez mais a sociedade está exigindo das empresas em relação às atividades empresariais um comportamento ético, honesto e transparente. Desta forma é fundamental que as empresas realizem suas atividades cumprindo com as exigências estabelecidas por lei que regem o meio empresarial. O direito empresarial torna-se uma ferramenta fundamental para os empresários que quer obter conhecimentos sobre as legislações que rege as empresas, e realizar suas atividades com ética profissional.
Outro fator fundamental para as empresas é as ciências atuariais, pois esta ferramenta permite avaliar e analisar os riscos referentes à área financeira da empresa, auxiliando assim as empresas na tomada de decisão sobre os recursos financeiros da empresa.
Este trabalho tem como objetivo salientar a importância de utilizar estas técnicas e ferramentas no desenvolvimento das atividades empresariais contribuindo com a contabilidade e obter vantagens em relação à competição empresarial.
2 DESENVOLVIMENTO
No desenvolvimento deste presente trabalho será abordado assuntos sobre a gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuaria e direito empresarial, com o objetivo de analisar a importância dessas ferramentas para obter vantagens competitivas no merca dos negócios..
2.1 GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
A gestão financeira faz parte da gestão empresarial, e tem como função desenvolver e desempenhar as finanças da empresa para obter a maximização financeira. A gestão financeira é uma ferramenta importante para saber a real situação da empresa. O orçamento empresarial é uma ferramenta que fornece informações necessárias para o desenvolvimento da gestão financeira, sendo útil para avaliar a situação financeira futura da empresa.
2.1.1 Conceito de gestão financeira
A gestão financeira compreende um conjunto de técnicas e ferramentas para obtenção de recursos financeiros, seu objetivo é a maximizar o lucro da empresa. Para realizar uma analise financeira de uma empresa é necessário uma serie de informações, estas informações são fornecidas pelo setor contábil. A contabilidade possui uma serie de relatórios gerenciais e fiscais que permite fornecer informações necessárias para a analise da gestão financeira. A gestão financeira é responsável por tomar decisão sobre os recursos financeiros da empresa, como: investimento, financiamentos, e destino do lucro.
2.1.2 Gestão Financeira e Fluxo de Caixa
Com o crescimento da competição na área empresarial as empresas necessita desenvolver uma gestão empresarial eficiente e eficaz para se destacar nas competições. A gestão financeira assume um papel importante para um bom desenvolvimento da empresa. O fluxo de caixa torna-se uma ferramenta fundamental para a gestão financeira na tomada de decisão, permitindo a empresa ter um controle financeiro e possibilitando um planejamento, organização, coordenação, direção e controle dos recursos financeiros. Segundo Zdanowicz (2004, p. 28) afirma que:
O fluxo de caixa é o instrumento mais importante para o administrador financeiro, pois através dele, planeja as necessidades ou não de recursos financeiros a serem captados pela empresa. De acordo com a situação econômico-financeira da empresa ele irá diagnosticar e prognosticar os objetivos máximos de liquidez e rentabilidade para o período em apreciação, de forma quantificada em função das metas propostas.
Sendo assim o fluxo de caixa proporciona a empresa uma visão precisa e detalhada dos recursos financeiros, fornecendo com precisão a situação econômica da empresa, e auxiliando a empresa a manter o controle financeiro empresarial.
2.1.3 Principais Decisões de Investimentos
As decisões de investimentos se da quando é necessário comprometer os recursos financeiros da empresa em opções de investimentos para futuramente obter um resulta. Este resultado pode ser positivo ou negativo, ou seja, pode proporcionar perdas ou ganhos para a empresa, pois não se sabe ao certo qual vai ser o retorno de investimento. Devido a isso é necessário analisar com cautela todas as opções de investimentos, através de analise e planejamento financeiro. Segundo Sanvicente e Santos (1995. P.35), esclarecem que planejar é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, estimar os recursos a serem empregados e definir as correspondentes atribuições de responsabilidades em relação a um período futuro determinado. Assim o administrador devera analisar com precisão em qual opção investir, a quantidade que ira investir e se esse investimento proporcionara perdas
...