Gestoa industrial
Por: elizanedias • 18/8/2016 • Projeto de pesquisa • 3.188 Palavras (13 Páginas) • 291 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONCLUSÃO
REFERENCIAS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo aprimorar os conhecimentos obtidos no 5º semestre do curso de graduação de Ciências Contábeis da UNOPAR sobre Gestão Industrial.
Este Trabalho demonstra a importância da Contabilidade de Custo nas Indústrias, ajudando na tomada de decisão, pois através desta metodologia de evidenciar todo o custo de uma produção industrial torna possível ter um controle mais restrito de toda a demanda que a indústria precisará para alcançar seus objetivos finais.
São objetivos deste, explicar alguns termos relacionados à Contabilidade Industrial da Indústria de Embalagens e Gráfica LTDA – ME BELLA Gráfica, que produz embalagens e serviços de pré- impressão, localizada na Rua: Sergipe, 2040 sala B, em ERECHIM - RS.
Será feita uma entrevista com o contador da empresa abordando os custos de produção, o método de controle de estoque, rateio dos custos indiretos de fabricação, entre outros.
DESENVOLVIMENTO
Em entrevista com o contador da empresa BELLA GRÁFICA, fundada no dia 31 de maio de 2012, sendo que a mesma tem como atividade serviços de impressão, fabricação de embalagens de papel e plástico, industrializações de cartões, caixas para presentes e marcadores, tem 1(um) funcionário e mais 7( sete) sócios que trabalham na empresa, sendo que os mesmos tem ensino médio completo e o contador curso superior completo, pode- se observar que a empresa apura os custos de produção de forma simplificada, levando em conta apenas o valor da matéria- prima e mão- de- obra, os custos de produção são os gastos realizados pela empresa na aquisição dos fatores fixos e variáveis que foram utilizados no processo produtivo.
Os custos fixos são aqueles que contabilizam os gastos com os fatores fixos, que não sofrem alterações influenciadas pelo volume de produção tais como: aluguéis de equipamentos e instalações, salários da administração, limpeza, entre outros.
Os custos variáveis são aqueles que contabilizam a compra dos fatores variáveis estão diretamente ligados à produção da empresa, sofrendo alterações de um período para outro - tais como: dinheiro empregado para aquisição de matéria- prima, comissões de vendas, entre outros.
O cálculo de custos é uma ferramenta muito empregada e objetiva para servir de base para subsidiar uma decisão gerencial de curto prazo, medir a sustentabilidade de um empreendimento em longo prazo, medir a capacidade de pagamento, definir a viabilidade econômica de uma tecnologia alternativa, subsidiar propostas ou programar políticas agrícolas, entre outras possibilidades.
O estudo do custo de produção é um dos assuntos de maior importância na microeconomia pelo fato de fornecer indicativo para escolha das linhas de produção visando melhorar os resultados econômicos.
As diferentes finalidades de cálculo e de análise do custo de produção resultam em importantes diferenças que podem ocorrer em função dos dados disponíveis ou de diferenças metodológicas.
O método de controle de estoque de matéria- prima e materiais que a empresa utiliza são feitos praticamente de forma manual por se tratar de uma pequena empresa, possui um programa administrativo financeiro onde são feitos todos os lançamentos, tanto de entrada quanto de baixa de estoques. O controle de estoques é de suma importância para a empresa, sendo que controla- se os desperdícios. Apura- se valores para fins de analise, bem como apura o demasiado investimento, o qual prejudica o capital de giro. O controle tem também o objetivo de planejar e controlar o material armazenado na empresa.
O gerenciamento de estoque abrange as atividades de planejamento, organização e controle, focando no fluxo de materiais e estoque na organização.
Muitas decisões enquadram-se no gerenciamento de estoque. Os sistemas de gerenciamento e controle dos estoques procuram viabilizar a produção, tornando-a mais rápida, agilizando a entrega, diminuindo os custos de fabricação e reduzindo a possibilidade de erros, que se for bem operacionalizada será praticamente zero.
Os rateios dos custos indiretos de fabricação são feitos de forma igual para todos os produtos, tendo como base o valor da hora trabalhada. Temos como exemplo a conta de energia elétrica da empresa que é dividida em partes iguais.
EX: CONTA DE ENERGIA ELETRICA | R$ 1.500,00 |
QUANTIDADE DE PRODUTOS | 3 |
1.500,00 / 3 | R$ 500,00 |
Os custos indiretos são aqueles que não se podem apropriar diretamente ao valor final do produto. Os custos indiretos são incluídos aos produtos finais conforme critérios pré-determinados. Entre eles, mão de obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em horas/máquinas usadas para o processo e outros.
É possível dizer ainda que os custos indiretos são aqueles que não podem ser identificados diretamente com o produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Necessita de taxas/critérios de rateio ou outras formas de atribuí-los aos itens custeados. Além de mão de obra indireta e material indireto, outro exemplo do que entra nos cursos indiretos são os valores empregados na prestação de serviços, como depreciação, seguros, manutenção de equipamentos, etc.
Na empresa entrevistada a contabilidade é utilizada como fonte de informação para a tomada de decisões a cerca de investimentos e créditos, desta maneira os gestores adotam instrumentos como a contabilidade que permitem maior flexibilidade, velocidade, inovação e integração para atuar num ambiente formado por constantes mudanças.
...