Gestão de fluxo de caixa
Artigo: Gestão de fluxo de caixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Eliene2222 • 8/11/2013 • Artigo • 315 Palavras (2 Páginas) • 311 Visualizações
O fluxo de caixa é o rei - A analogia não poderia ser mais clara. A gestão do fluxo de caixa deve ser a sua atividade mais importante quando você for criar uma empresa. Muitos vão lhe dizer que você dever ser um bom vendedor – de fato, os grandes empreendedores são exímios vendedores – mas a gestão do caixa da empresa é a sua atividade mais nobre.
Entenda por gerir o caixa o desenvolvimento e o acompanhamento de atividades como a analise das áreas da empresa nas quais você vai investir ou gastar dinheiro, o que comprar , quando e como pagar, o que vender, como parcelar e quando desistir da venda. As informações de entrada e saída do dinheiro ao longo do tempo resumem bem a gestão do caixa em curto, médio e longo prazo.
Evite contrair dividas sem antes ter uma gestão organizada do fluxo de caixa da empresa. Não saia comprando sob qualquer condição de pagamento, pois talvez mais importante que o preço a ser pago sejam as condições que você negociou para fazer o pagamento. O mesmo ocorre com as vendas. Muitos empreendedores se empolgam e fazem de tudo para concretizar uma venda, parcelando de forma convidativa para os clientes. Isso pode atrair mais clientes, mas você devera ter caixa para manter a empresa funcionando enquanto os pagamentos não são feitos.
Parece simples, mas muitas empresas quebram não porque não vendem, mas porque vendem demais e de forma desorganizada, ficando com “buracos” no caixa, o que as leva a buscar ajuda desesperada em bancos para conseguir capital de giro. E você deve saber que capital de giro é um recurso de curto prazo e o mais caro de obter, pois os bancos cobram taxas altíssimas para emprestar. Resumindo, se o caixa não for tratado como Rei na sua empresa, logo você não passara de um simples súdito suplicando ajuda aos donos do dinheiro.
...