Gestão de negócios. O conceito de orçamento
Pesquisas Acadêmicas: Gestão de negócios. O conceito de orçamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Biakinhasdsdew • 4/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 2.933 Palavras (12 Páginas) • 246 Visualizações
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL.
Tema:Gestão Empresarial Elaborado no período do 4ª Semestre do Curso de Graduação em Ciências Contábeis.
Primavera do Leste
2013
SUMARIO
Introdução:
Diante do atual cenário mundial que esta sendo caracterizado por profundas crises econômicas e financeiras, anúncios de falências de grandes corporações, além de várias medidas políticas para tentativas de recuperação da economia mundial, tais fatos têm afetado e causado mudanças e grandes preocupações por parte de uma infinidade de empresas, sejam elas brasileiras ou não, em quase todos os setores da atividade econômica.
Com a Intenção das empresas se manterem no mercado, competitivas e lucrativas, já estão utilizando instrumentos de gestão mais rígidos e eficazes, preparados para obter maiores controles de seus negócios.
Com a utilização desses instrumentos de gestão talvez seja uma das alternativas encontradas para que as empresas consigam sobreviver no atual cenário mundial e enfrentar a grande concorrência existente. Diante de todos estes problemas,as empresas optam a buscar instrumentos que atendam ao processo de gestão,tornando-se essencial para a permanência das mesmas no mercado.
Com este trabalho desenvolvido pelos alunos do 4º semestre do curso de graduação de ciências contábeis vamos ver que o Orçamento na gestão de uma empresa gera uma diferença enorme em sua lucratividade e despesas.
1. Conceito de Orçamento.
O orçamento surgiu da necessidade do mercado levando as empresas a busca da perfeição e da concorrencia, devido a globalização,constantes mudanças vem ocorrendo no ambiente dos negocios fazendo com que as empresas aprimorem seus processos.
“[...] à medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.” (PASSARELLI;BOMFIM, 2004, p. 11)
O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos.
“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece,da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.”
(PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11)
2.Orçamento Geral
Por orçamento Geral entende que e aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.
2.1 Orçamento Operacional
Como orçamento operacional entende-se aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada.
Orçamentos de Receitas
Orçamentos de Produção
Orçamentos do estoque final
Orçamentos de materiais diretos
Custos de mão de obra direta
Orçamento de custos indiretos de fabricação
Orçamento do custo de produtos vendidos
Orçamento de custos P e D e desenho
Orçamento de custos e Marketing
Orçamento de custos de Distribuição
Orçamento de custos de atendimento ao cliente
Orçamento de custos administrativos
Orçamento de demonstração de resultados orçados.
2.2 Orçamento Financeiro
O orçamento financeiro, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas.
Orçamento de Dispendio de capital
Orçamento de caixa
Balanço orçado
Demonstrações de resultados orçados
3.Orçamento Flexivel
O Orçamento Flexivel na maioria das vezes serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.
O mesmo necessita de maior participação dos membros da organização. Somente com o crescimento do nível de informação é possível uma aplicação do orçamento flexível com sucesso. Ele oferece as informações necessárias para melhor análise do desempenho de um determinado departamento.
Basicamente Orçamento Flexivel é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nivel de atividade.
4. Pontos positivos do Orçamento para a Gestão
O orçamento tem um desafio importante que
...