Gestão financeira e orçamento empresarial, noções de atuária e direito empresarial
Por: robinho39 • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.656 Palavras (19 Páginas) • 203 Visualizações
Gestão financeira e orçamento empresarial , Noções de atuária e direito empresarial- unidos á contabilidade na busca da vantagem competitiva negocial.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................................
2.GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL...........................
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA ........................................................
2.2 GESTÃO FINANCEIRA E FLUXO DE CAIXA................................................
2.3 PRINCIPAIS DECISÕES DE INVESTIMENTO...............................................
2.4 RISCO E RETORNO.......................................................................................
2.5 PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO..........................................................
2.6 PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO.......................
3. NOÇÕES DE ATUÁRIA....................................................................................
3.1 CONCEITOS DE ATUÁRIA............................................................................
3.2 PREVIDÊNCIA NO BRASIL............................................................................
4. DIREITO EMPRESARIAL.................................................................................
4.1 SOCIEDADES EMPRESARIAIS E SOCIEDADES SIMPLES........................
4.2 OBRIGAÇÕES DOS EMPRESÁRIOS E SOCIEDADES EMPRESARIAIS...
CONCLUSÃO .......................................................................................................
REFERÊNCIAS.....................................................................................................
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo mostrar algumas áreas que fazem parte da Gestão financeira, orçamento empresarial, fluxo de caixa. As principais decisões de investimentos que podem levar uma empresa do auge até a falência se por ventura seu gerente de finanças fazer um investimento errado sem elaborar um bom plano ou orçamento para o crescimento da empresa, falaremos também sobre alguns tipos de risco e retorno que a empresa pode correr sobre certos investimentos. Abordaremos também o conceito de atuaria e falaremos sobre a Previdência no nosso Brasil, entrando nas sociedades empresariais e sociedades simples e também as obrigações dos nossos empresários e das sociedades empresariais.
2. GESTÃO FINACEIRA E ORÇAMENTO EMPRESARIAL .
Este artigo pretende discutir o papel que o orçamento empresarial tem em uma organização, bem como os erros que muitos gestores têm feito com relação á sua real aplicação.
A comparação entre diversas visões em torno do tema em questão é uma prova,por si só, que há um conflito estabelecido. Para uns o problema reside no orçamento em si como ferramenta, outros acreditam que o elo do problema estána vinculação dos objetivos estabelecidos e as recompensas da gerência.Finalmente, existem aqueles que percebem no orçamento uma ferramenta importante para se medir o desempenho.
Ao final deste artigo, um conjunto de conclusões poderá ser verificado sobreeste tema que tanto tem dominado as discussões do mundo acadêmico comono dia-a-dia das empresas.
Em um recente artigo publicado pela revista Harvard Business Review, JENSEN (2002), discute de forma enfática a função do orçamento nas organizações. Segundo o autor:
“o processo de elaboração dos orçamentos é uma piada, e todos sabem disso.Consome um tempo absurdo dos executivos, forçando-os a passar porintermináveis e enfadonhas reuniões e tensas negociações. Encoraja osgerentes a mentir e a enganar”.
Durante o período em que o Brasil percorreu por elevados índices inflacionários,planejar era um verbo difícil de se conjugar. Naquela época, levava-se em contaque a inflação iria distorcer qualquer previsão. Como paliativos surgiramorçamentos em moeda forte (dólar) ou até mesmo com correção contínua.Talvez, desde aquela época, o verdadeiro tecido de fundo fosse o mesmo queJENSEN (2002) nos coloca agora: o fator humano nas questões orçamentárias.Recorrendo a WEBER (1994), este nos posicionaria que dado um sistemaburocrático, o homem buscaria conquistar os fins através de meios que suasações mostrariam na prática.
2.1 CONCEITO DE GESTÃO FINANCEIRA
A gestão financeira é uma das áreas funcionais de maior importância encontrada em qualquer organização. Tem a finalidade de assegurar a sustentabilidade e a rentabilidade dentro de um patamar organizacional, aoqual cabem as análises, decisões e controles de atuações relacionadas com os meios financeiros necessários à atividade da empresa.
Visa tornar a estrutura financeira organizada e equilibrada, demodo a não correr riscos de que a empresa sofra sérios problemas financeiros. Isso por meio de uma estratégia financeira, que tem a função de obter e assegurar que a soma dos resultados seja o mais elevado possível, visto que a empresa necessita que se compre, produza e venda, para se manter em atividade.
Desta forma, a função financeira integra todas as tarefas ligadas à obtenção, utilização
...