Homem Cultura e Sociedade
Por: Gaitero12 • 19/11/2016 • Trabalho acadêmico • 3.223 Palavras (13 Páginas) • 584 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
[pic 14]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.........................................................................................................
2 DADOS SOBRE O ESCRITÓRIO CONTÁBIL........................................................
3 ENTREVISTA E ANÁLISE DE CASO......................................................................5
4 CONCLUSÃO.........................................................................................................14
5 REFERÊNCIAS.. ...................................................................................................15
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho será realizada uma entrevista com um profissional da área contábil a fim de que o grupo possa conhecer um pouco mais sobre a profissão.
Serão aplicados aspectos e conhecimentos relacionados às matérias do primeiro semestre de ciências contábeis e faremos uma análise de caso.
Através disso, faremos uma pesquisa mais aprofundada em cada questão e colocaremos nosso parecer.
2. DADOS DO ESCRITÓRIO CONTÁBIL
Nosso grupo escolheu um profissional da área contábil que possui um escritório simples e individual na cidade de Uruguaiana – RS, com uma quantidade média de clientes e que realiza serviços em gerais da sua formação. Segue alguns dados:
- Data de fundação: 16/04/1985
- Quantidade de funcionários: Dois funcionários (Contador + Secretária).
- Quantidade de Sócios: O escritório não conta com sócios (negócio próprio e individual).
- Formação dos Sócios: Não possui sócios.
- Grau de formação do entrevistado: Ensino Superior em Administração, Ensino Superior em Ciências Contábeis, Prova do Conselho de Contabilidade (CRC).
3. ENTREVISTA E ANÁLISE DE CASO
- Como o contador vê o seu papel na sociedade?
“Papel de extrema importância, pois o contador é um profissional altamente capacitado. Capaz de administrar uma empresa desde a constituição, das tomadas de decisões, parte burocrática e analise de resultados. Torna-se peça fundamental para sobrevivência da empresa, ainda mais no mercado atual.”
Percepção do Grupo: Na sociedade o profissional contábil, exerce um papel fundamental. Pois produzem informações importantes que afetam diretamente as pessoas das entidades, credores, administradores e de demais usuários.
E também desempenham de forma muito responsável, perante os clientes, em diversos setores como tributário contábil, trabalhista, mas no entanto se sentem um tanto desvalorizado pelos próprios colegas de profissão, por motivo de haver muita concorrência no mercado de trabalho.
Tendo a função de levar informações de maneira precisa, tanto no interesse do empresário, quanto no interesse dos órgãos fiscalizadores, como exemplo a vigilância sanitária e o ministério do trabalho.
Também enfatizando que é de extrema importância ter um profissional altamente capacitado para administrar melhor uma empresa desde a constituição na tomada de decisões por parte dos gestores, também visando diretrizes que a empresa deve seguir.
- Como o seu cliente acredita que deve ser a função do contador perante a empresa? E qual o real valor dado pelo empresário às informações contábeis?
“Essa questão vária de acordo com o pensamento do cliente. Para algumas empresas o contador simboliza apenas mais um custo, porém suas atividades envolvem desde a folha de pagamento até os direitos fiscais da empresa, por exemplo. Portanto se torna atividade indispensável.”
Percepção do Grupo: Alguns clientes acreditam que a contabilidade é sinônimo de escrituração, outros crêem que se trata apenas de uma técnica burocrática responsável pelo registro de fatos contábeis e posterior de forma a criar peças demonstrativas. Mas o que mais chama atenção é que acham que a contabilidade se resume em debito, crédito em funções invertidas.
A contabilidade nada mais é o informar e o auxiliar, na tomada de decisões na empresa, como ferramenta auxiliar no processo de gestão.
Na realidade a verdadeira razão da ciência contábil avaliar, controlar e gerir o patrimônio. Portanto a mesma não é auxiliar de gestão, mas sim um instrumento eficaz para gerir negócios, empresas e todo qualquer patrimônio individualizado.
As tecnologias contábeis servem para controlar o patrimônio e suas variações buscando por meio da análise dos fatores viáveis para impulsionar o desenvolvimento da empresa.
A ciência contábil se ocupa em gerar informações fidedignas, tempestativas e relevantes. Diante dessa imposição estatal e considerando o volume de dados processados pelo sistema de contabilidade, alguns contadores tem despendido seus esforços para cumprir tais obrigações e manter as entidades para quais prestam seus relevantes serviços regulares perante o estado.
O empresário que deseja ter uma vida longa com sua empresa deverá se aproximar de seu contador e tentar entender cada vez mais o quão importante é a contabilidade dentro de uma empresa.
- Como o contador pode precificar o ser serviço? Quais são os mecanismos utilizados para realizar esse cálculo?
“Mecanismo utilizado é o serviço prestado ao mercado e junto com a utilização das tabelas fornecidas pelo Sescon-RS.”
- Quais são as vantagens e desvantagens no seu ponto de vista na exigência do Exame de Suficiência?
“As vantagens são pessoas aptas a exercer suas prerrogativas no mercado de trabalho. No meu ponto de vista não há desvantagens.”
Percepção do Grupo: A contabilidade tem passado por uma série de modernizações nos últimos anos, principalmente em razão da convergência aos padrões contábeis internacionais (IFRS, na sigla em inglês que abrevia International Financial Reporting Standards) e da instituição do Exame de Suficiência. E é natural que as mudanças provoquem alterações tanto nos princípios da contabilidade quanto no formato da prestação de contas das empresas.
...