Ava Homem Cultura Sociedade
Por: Felipe Kayan • 21/11/2018 • Ensaio • 332 Palavras (2 Páginas) • 1.377 Visualizações
Atualmente, vivemos em mundo em que devido ao processo de colonização muitas culturas foram diversificadas em todos os locais do mundo. Sendo assim fatores importante como a diversidade cultural que ate mesmo um pais (como o Brasil) pode ter, devemos em consideração experiências passadas ou atuais do nosso pais ou até de países terceiros, negativas quanto positivas, para procurar formas de criar uma sociedade melhor e sem preconceitos , respeitando todos cada um com sua cultura e diferenças.
[Cesgranrio-2009 (adaptada)]. Segundo Marcuschi, a escrita é usada em contextos sociais básicos da vida cotidiana, em paralelo direto com a oralidade. Historicamente, a figura do Papai Noel, por exemplo, sempre ocupou amplo espaço no imaginário infantil. Assim sendo, os diferentes grupos sociais cultuam o bom velhinho, criando situações de interação, tal como se lê no texto a seguir.
E aí, Papai Noel, belê? [1]
A parada é a seguinte: eu tô muito a fim, tô a finzaço mesmo de ter um Mini System Titanium da Gradiende no meu quarto, aquele que reproduz MP3 com 5000 watts de potência, tá ligado? Sabe como é: eu queimo uns CDS MP3, convido a mina para ouvir um som da hora, a gente troca umas ideias e aí, meu velho, você tá ligado, né? E então? Quebra essa pra mim, mano.
Da estrutura lingüística, composicional e temática do texto acima reproduzido, depreende-se, quanto ao gênero exemplificado:
[1] Revista Época, 16/12/2002.
Escolha uma:
a. trata-se de um e-mail, por apresentar linguagem semiformal, permitida nesse tipo de gênero
b. trata-se de uma carta, por ter um tom íntimo, visto em “Quebra essa pra mim, mano”, e apresentar uma linguagem afetiva
c. trata-se de um bilhete, por ter um tom íntimo, visto em “Quebra essa pra mim, mano”, e apresentar uma linguagem afetiva.
d. trata-se de um bilhete, por demonstrar familiaridade e apresentar linguagem informal, bastante próxima da oralidade, como se exemplifica em “belê”, “tô a finzaço”, “você tá ligado,né?”
e. trata-se de um pedido, distante da oralidade, como se lê em “Mini System Titanium, MP3 com 5000 watts de potência”
...