Imparidade de activos da empresa TEKA - tecelagem Kuehnrich S.A.
Artigo: Imparidade de activos da empresa TEKA - tecelagem Kuehnrich S.A.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaque024 • 29/10/2012 • Artigo • 429 Palavras (2 Páginas) • 1.044 Visualizações
RELATO
Impairment é uma palavra em inglês que significa, em sua tradução literal, deterioração. Tecnicamente trata-se da redução do valor recuperável de um bem ativo. Na prática, quer dizer que as companhias terão que avaliar, periodicamente, os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no balanço. Cada vez que se verificar que um ativo esteja avaliado por valor não recuperável no futuro, ou seja, toda vez que houver uma projeção de geração de caixa em valor inferior ao montante pelo qual o ativo está registrado, a companhia terá que fazer a baixa contábil da diferença (LUNELLI, 2008).
Neste relato será apresentado a forma com que a empresa TEKA – Tecelagem Kuehnrich S.A trata a aplicabilidade da redução do valor recuperável de seus ativos – o Impairment, uma vez que, tornou-se obrigatório através da resolução CFC nº 1.110/07 que determina se os ativos estiverem avaliados ao valor maior ao recuperável por meio do uso ou da venda, a empresa deverá reduzir o valor desses ativos ao seu valor recuperável, reconhecendo no resultado a perda referente a essa desvalorização (IUDICÍBUS, MARTINS, GELBCKE, SANTOS, 2010).
Analisando suas Demonstrações Financeiras referente ao exercício de 2011, observa-se que o teste de impairment está baseado no Pronunciamento Técnico CPC 01 que tem por objetivo assegurar que o ativo não esteja sendo registrado contabilmente com valor maior a que se pode recuperar pelo tempo de uso na empresa ou por uma eventual venda. Se for contatado este valor futuro não recuperável, a empresa tem que registrar uma provisão para perda, reconhecendo assim a desvalorização. Será aplicado a todos os ativos relacionados as atividades industriais, comerciais e de serviços da entidade.
Para a avaliação, os ativos são agrupados nos níveis mais baixos para os quais existam fluxos de caixa identificáveis separadamente. Os ativos não financeiros, que tenham sofrido Impairment, são revisados para a análise de uma possível reversão na data de apresentação das demonstrações financeiras.
A Companhia realiza o teste anualmente ou quando houver a perda efetivamente, recuperando os saldos contábil dos ativos intangíveis, imobilizados e outros, tudo de acordo com o CPC 01.
O processo para adequação das empresas para o cumprimento da obrigatoriedade perante à Lei 11.638/07 não é fácil.
O não cumprimento da Lei infringirá o Princípio da Prudência , e entende-se que a empresa não está de acordo com a legislação, prejudicando de fato o fisco.
Contudo, podemos observar que o Teste do Impairment deve transparecer ainda mais a situação real das Demonstrações Contábeis. Ajuda na padronização da contabilidade visando na tomada de decisão e beneficiando os investidores.
...