Lojas Riachuelo
Por: Luciana Ribeiro • 6/11/2019 • Trabalho acadêmico • 1.108 Palavras (5 Páginas) • 599 Visualizações
[pic 1]
Teoria das Organizações (AVA2)
Empresa: Lojas Riachuelo S/A
Luciana Lima Ribeiro
20193301631
Lojas Riachuelo S/A
- História da Riachuelo
A história da loja Riachuelo teve início em 1947, quando ainda se vendia tecidos a preços baixos em lojas de rua. Em 1979, a Riachuelo passou a fazer parte do Grupo Guararapes e a oferecer roupas prontas.
Nos dias de hoje, a Riachuelo já está prestes a celebrar 70 anos e é a maior empresa de moda do Brasil e uma das três maiores redes de varejo do País, com quase 300 lojas em todo o território nacional, 40 mil funcionários e um parque fabril que supera todos os outros da América Latina.
A loja Riachuelo tornou-se grande porque segundo a diretriz da própria loja, servia a um propósito maior, que é “fazer da moda um instrumento de democratização.” Através da agilidade na criação, produção, distribuição e difusão de novas tendências, gerando assim valor agregado para cada uma de suas peças – e, atualmente, são milhares de itens confeccionados ao dia.
Como parte de sua estratégia, apostou na criação e no fortalecimento de marcas próprias, cada uma com identidade visual e público-alvo específicos. Em 2004, além de implementar inovações no visual merchandising, adotamos um novo posicionamento de marketing, saindo da mídia convencional e investindo no processo de verticalização.
Voltaram a investir nas mídias de massa em 2007, com uma nova campanha de comunicação, que teve como objetivo democratizar a moda, vendida a preços acessíveis. Organizaram o departamento de estilo, com o intuito de atender a demanda do varejo dentro do Grupo Guararapes. O resultado desse processo foi o reposicionamento de marcas próprias para o público brasileiro, cada vez mais exigente e bem informado.
As lojas são divididas em diferentes seções: moda feminina, moda masculina, moda infantil e moda casa, além de acessórios e calçados, produtos de beleza e celulares.
Conectada aos principais centros trend-setters ao redor do globo, a Riachuelo pesquisa, desenvolve, fabrica e distribui moda para todo o Brasil. Se o mundo em alta velocidade lança tendências a todo o momento, a Riachuelo está preparada para atendê-lo, com grandes fábricas em Natal (RN) e Fortaleza (CE), que contam com 508 mil e 118 mil metros quadrados, respectivamente.
Pioneiros no formato “see now, buy now” (que viabiliza a compra imediatamente após a apresentação do produto) no Brasil, a Riachuelo apostou em 2014 no que viria a se tornar uma das mais atuais configurações para a comercialização de um desfile de moda. Com a coleção exclusiva Versace para Riachuelo, apresentada como parte do line-up oficial do São Paulo Fashion Week, foi montada uma loja temporária logo após a apresentação dos looks, garantindo na manhã seguinte ao evento a distribuição das peças em centenas de lojas espalhadas pelo País.
- Riachuelo sob um olhar de dentro
Segundo a supervisora Luciene Guedes, da filial de Caxias, a Riachuelo procura somar as habilidades conceituais, humanas e técnicas com o conhecimento, perspectiva e atitude. Trabalhando de forma dinâmica, flexível, focada e orientada. Para isso existe umas plataforma de treinamento virtual e mais 3 (três) programas de desenvolvimento (anuais); um voltado para os colaboradores, outro para líderes e o outro para supervisores. Nesse programa se discute sobre liderança, produtividade, atendimento ao cliente, concorrentes e novidades do mercado.
Para medir a satisfação dos seus colaboradores existe a pesquisa de clima organizacional, anualmente. Para dar mais suporte e segurança aos mesmos a empresa faz uso de um Disk Ética, completamente anônimo.
Todos os colaboradores de cada loja têm acesso aos seus respectivos líderes, supervisores e gerentes diretos; e ainda há um programa novo aonde todos da empresa podem ter acesso as publicações, fotos e comunicados (uma rede social interna); dos colaboradores até a diretoria. Pode-se solicitar a publicação de uma foto, treinamentos, uma vitrine ou até algum exemplo a ser seguido.
Hoje a empresa trabalha por processos padronizados. Todas as lojas foram treinadas para trabalhar iguais. Ou bem parecido, dentro do possível. Isso não ocorria a anos atrás.
Possui também um lado focado em seus colaboradores como pessoa; além da remuneração mensal, há alguns prêmios por metas atingidas, para a família há o plano de saúde e um canal que atende funcionários e familiares com apoio jurídico e psicológico por telefone.
O nível hierárquico mais alto visita as lojas esporadicamente para ter o contato presencial além do virtual com seus colaboradores, mas não há uma regra sobre essa visitação.
...