Meios comuns de divulgação de informações em contabilidade
Pesquisas Acadêmicas: Meios comuns de divulgação de informações em contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanacln • 1/5/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.874 Palavras (8 Páginas) • 199 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade, em síntese, é a utilização dos registros e controles contábeis com o objetivo de gerir uma entidade. A gestão de organizações é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações, e a contabilidade é a principal delas.
As mudanças são cada vez mais rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional. Tais mudanças impõem novas e crescentes necessidades. Neste contexto, o crescimento das organizações faz com que elas se tornem complexas e sem fronteiras.
O crescimento das organizações faz com que elas se tornem complexas e sem a contabilidade é uma ferramenta indispensável, para a gestão de negócios, de longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas, se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias legais.
2 DESENVOLVIMENTO
Gerir uma organização, administrar, significa reunir as atividades relacionadas com o planejamento, organização, direção e controle. Sejam elas empresariais, governamentais, institucionais, domésticas, etc.
As decisões resumem os Princípios de Administração. Acredita-se que, a partir do conhecimento de Teorias da Administração, haja condições para Análise dos Princípios de Administração, pois os mesmos vieram consolidando através de todas as teorias com o decorrer do tempo.
Planejamento deve ser fundamental nos objetivos definidos pela organização e que estão de acordo com suas metas e valores. O planejamento envolve três níveis: estratégico, tático e operacional.
Organização é uma função administrativa através da qual a empresa reúne e integra os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelece a visão de trabalho através da diferenciação, proporciona os meios de autoridade e de responsabilidade. Representam todos aqueles, meios que a empresa utiliza para pôr em práticas o planejamento, o controle e avaliação para atingir os seus objetivos.
A direção está relacionada em como as pessoas serão guiadas, ou seja, como elas serão influenciadas para que suas atividades executadas de acordo com o esperado. Aqui, entra o papel da liderança que deverá motivar os indivíduos e grupos através da comunicação, do envolvimento e orientação.
O controle está diretamente relacionado com o planejamento, pois ele irá assegurar que o objetivo planejado será atingido. A partir do desempenho desejado deverá ser feita sua observação, comparando o planejado com o que está sendo realizado. A partir da observação, as variações, ou desvios poderão ser corrigidos.
O termo processo na definição de administração representa as principais atividades desempenhadas pelo gerente.
Atualmente nas empresas, busca-se a maximização dos resultados e a minimização dos custos. Todavia em algumas delas, também se busca atender as novas necessidades do mercado competitivo,o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável. Vale ressaltar que essa preocupação se traduz em programas de motivação dos funcionários, segurança no trabalho, alimentação, benefícios sociais, preservação do meio ambiente, satisfação do consumidor e, também, os outros aspectos direcionados à valorização da empresa no mercado. Um dos objetivos das empresas é atender às necessidades do consumidor, que se torna vez mais exigente com relação aos produtos que são colocados à disposição no mercado. Com isso, busca-se qualificar cada vez mais os produtos com preço acessível ao consumidor, baixo custo e ganho equilibrado para a empresa. Visando à obtenção desse resultado, as empresas precisam de estratégias de gestão. Na Contabilidade, os meios usuais de divulgar as informações.
Na contabilidade, os meio usuais de divulgar as informações são os demonstrativos contábeis. As informações contidas nesses demonstrativos devem possuir características qualitativas, tais como: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade. Os demonstrativos contábeis buscam evidenciar os resultados e o desempenho que uma empresa obteve em um determinado período. Há um modelo de demonstrativo, não obrigatório no Brasil, que não possui norma brasileira ou lei que o regulamente ou estabeleça. A esse demonstrativo que contém informações de cunho social, denomina-se Balanço Social. Este novo modelo de gestão empresarial traz consigo o conceito de sustentabilidade, no que se refere a garantir o bem-estar das pessoas no momento presente e desenvolver produtos que não venham prejudicar as gerações futuras de usufruir a vida, ou seja, promover o desenvolvimento sustentável. As empresas são os agentes que geram riqueza material e demais tipos de riquezas, portanto, precisam promover o desenvolvimento sustentável, mensurá-lo, registrá-lo em seus demonstrativos e evidenciá-los à sociedade com a certificação de auditores contábeis independentes, para que sociedade tenha confiança ao ler tais demonstrativos. Com essas ações responsáveis, sendo implementadas pelos gestores, a eficiência ambiental e a justiça social poderão estar sendo garantidas. Dentre essas necessidade, destacam-se o bem estar dos próprios funcionários e da sociedade com ênfase no aspecto ambiental. Diante deste contexto, foi estudada a evidenciação da responsabilidade social voltada para a gestão ambiental nas empresas S/A registrada na Bovespa, por meio do Balanço Social e Ambiental.
A contabilidade é uma ferramenta indispensável, para a gestão de negócios, de longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas, se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias legais.
As mudanças são cada vez mais rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento e da explosão populacional, pois mudanças impõem novas e crescentes necessidades. Nas duas situações as empresas tiveram o planejamento e a organização, como os recursos e os objetivos de uma empresa combinar os meios na proporção adequada, sendo, para isso, necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma empresa dispõe de todos os recursos e a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada.
Para abrir uma empresa os empresários já estavam cientes que estariam em muitas variáveis no ambiente macroeconômico. São os exemplos
...