Mensuração do ativo teoria e prática
Por: Edu Cavalcante • 11/5/2018 • Trabalho acadêmico • 8.988 Palavras (36 Páginas) • 316 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DE CONTABILIDADE
DISCIPLINA – TEORIA DA CONTABILIDADE
MENSURAÇÃO DO ATIVO: TEORIA E PRÁTICA
GEORGE ALBERTO DE FREITAS
LUIS EDUARDO CAVALCANTE ARAÚJO
MARCOS AUAN SILVA ALMEIDA
RENAN GONÇALVES BEZERRA
FORTALEZA
2016
GEORGE ALBERTO DE FREITAS
LUIS EDUARDO CAVALCANTE ARAÚJO
MARCOS AUAN SILVA ALMEIDA
RENAN GONÇALVES BEZERRA
MENSURAÇÃO DO ATIVO: TEORIA E PRÁTICA
Trabalho apresentado na disciplina de Teoria da Contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará como parte das atividades que compõem os créditos da disciplina.
FORTALEZA
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ATIVO 4
2.1 CONCEITO 4
2.2 CARACTERÍSTICAS 6
2.4 AVALIAÇÃO X MENSURAÇÃO DE ATIVOS 10
2.4.1 Valores de Entrada.................................................................................................12
2.4.1.1 Custo Histórico 13
2.4.1.2 Custo Histórico Corrigido 14
2.4.1.3 Custo Corrente 16
2.4.1.4 Custo Corrente Corrigido 17
2.4.2 Valores de Saída 18
2.4.2.1 Valor realizável líquido (ou preços correntes de venda) 19
2.4.2.2 Equivalente corrente de caixa (valor de mercado) 20
2.4.2.3 Valores descontados das entradas líquidas futuras (Fluxos descontados) 21
2.4.2.4 Valores de liquidação 23
2.4.2.5 Comparação dos resultados..................................................................................23
2.6 EVIDENCIAÇÃO 25
3 LEI 6.404/76 VERSUS LEI 11.638/2007............................................................................25
4 CONCLUSÃO 28
REFERÊNCIAS 29
1 INTRODUÇÃO
No âmbito social e financeiro, é de conhecimento geral que a contabilidade é uma ferramenta indispensável para as organizações e seus integrantes, trazendo-lhes, na forma de demonstrativos, informações úteis para se tomar decisões. O grupo do Ativo é um dos dois grandes grupos estudados na ciência contábil, e será abordado neste trabalho no que corresponde à sua mensuração.
Dessa forma, serão apresentados diversos conceitos de Ativo, suas características, formas de se classificar, sua avaliação e mensuração a valores de entrada e de saída, sua evidenciação, e ainda, exemplos para melhor visualização de cada um dos métodos de avaliação.
É necessário que as organizações possam avaliar e mensurar seus ativos de forma que atenda sua realidade, de uma maneira adequada. Portanto, este trabalho justifica-se por oferecer uma contribuição às entidades, apresentando as formas de avaliação e mensuração do Ativo, bem como aos futuros contadores em processo de formação.
Para o desenvolvimento do presente trabalho foram utilizadas pesquisas bibliográficas e estudo de caso, elaborado pelos autores para aplicar os métodos de mensuração. Quanto à abordagem, este é um trabalho qualitativo.
Este trabalho está dividido em cinco subseções, cada qual abordando os seguintes assuntos: conceito de ativo, características essenciais, classificação, métodos de mensuração e evidenciação.
2 ATIVO
No mundo globalizado atual, a informação tem exercido um papel cada vez mais relevante na sociedade, favorecendo o crescimento científico e tecnológico em diversas áreas do conhecimento. Na ciência contábil não poderia ser diferente, a exemplo do esforço empreendido por diversos países para convergência das normas contábeis, como necessidade de as corporações utilizarem uma linguagem homogênea que pode ser entendida mundialmente[1].
É no contexto da elaboração fidedigna, confiável e homogênea da informação contábil que se insere a discussão presente neste trabalho, mormente no que concerne, em particular, ao ativo e as suas formas de mensuração. Hendriksen e Breda (1999) arrematam a ideia aqui exposta ao afirmar que os objetivos das medidas de ativo devem ser a divulgação contábil e financeira capaz de ser interpretada em termos econômicos ou de valor pelos seus usuários.
Ainda segundo esses autores, a teoria da contabilidade fornece diretrizes para o pensamento contábil, na qual se insere a preocupação com as definições de Ativos e Passivos, bem como as discussões sobre a avaliação, a classificação e as características que são comuns entre esses dois grupos de contas.
Neste trabalho, no entanto, as discussões se restringirão apenas ao Ativo e sua mensuração, o que não é pouco, vista a dimensão e a complexidade que envolvem o assunto.
2.1 CONCEITO
Martins (1972 apud IUDÍCIBUS 2015) atribui ao Ativo a simples definição de “[...] benefícios futuros provocados por um agente”, isto é, separado a figura do agente dos benefícios gerados pelo Ativo. Por seu turno, Hendriksen e Breda (1999, p. 281) definem Ativo como “reserva de benefícios futuros”[2].
MEIGS et. al. (1962 apud IUDÍCIBUS 2015) define o Ativo, simplesmente, como recursos econômicos possuídos por uma empresa, enfatizando a propriedade como elemento importante na definição, ainda que essa não esteja na possa da entidade.
...