Modelos de estoques intermediarios
Artigo: Modelos de estoques intermediarios. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 9000070 • 26/10/2014 • Artigo • 258 Palavras (2 Páginas) • 472 Visualizações
Modelos de estoques intermediarios.
A gestão de estoque tem reflexos diretos e significativos na eficiência operacional (desempenho) e nas financias da empresa.
Para apoiar o processo de gestão os indicadores mais comuns são: Giro de estoque, prazo médio de estoque e lote econômico de compra, (LEC). Conceitos definidos na literatura e amplamente aplicados pelas práticas empresariais.
Os indicadores vairiam em função da industria, da complexidade do produto, do comportamento do mercado e da gestão de estoque da empresa.
Estoque é a acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação, segundo Slack, Chambers e johnston(2002). O estoque pode ser usado também para descrever qualquer recurso armazenado.
Há quatro típos de estoque, estoque de ciclo, estoque de proteção, estoque de antecipação e estoque de canal, são conceitos definidos na literatura e utilizados pelas práticas empresariais.
A literatura referente ao planejamento da produção e estoque pode ser dividido em três abordagens dominantes, segundo Hopp e Spearman (Apud Castro, 2005:21).
* Material Requeriment Planing- (MRP), é a lógica de planejar e programar conforme as datas finais de entrega, levando em conta os (lead times) de produção e de fornecimento, as quantidades em estoques e a lista de materiais, considerando o maior prazo possível para atendimento dos pedidos, (CORRÊA GIANESI e CAON, 2000). As saídas são as ordens geradas para dentro da produção, os Jobs e as ordens de compra, (CASTRO 2005:28)
* just in Time- JIT, que se refere ao enfoque dado pelos japoneses
...