Mortalidade de micro e pequenas empresas
Por: Jupila • 6/6/2017 • Projeto de pesquisa • 3.571 Palavras (15 Páginas) • 857 Visualizações
PROJETO DE PESQUISA
Projeto de Pesquisa apresentado no curso de Graduação em Contabilidade - Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape, como requisito parcial para aprovação na disciplina Elaboração de Projeto de Pesquisa 2016/2.
Tema: Mortalidade de Micro e Pequenas Empresas
Problema de pesquisa: Quais os principais fatores da mortalidade de micro e pequenas empresas optantes pelo simples nacional na cidade de Juazeiro-BA que atuam no setor de serviços de restaurantes?
Linha de pesquisa: Área de Concentração: Controladoria, Contabilidade Gerencial e de
Custos.
Pesquisadora: Juliana de Oliveira Sousa -17424
Orientador: Luís Magno Silva de Menezes
Petrolina, Novembro de 2016.
(Quais os principais fatores da mortalidade de micro e pequenas empresas optantes pelo simples nacional na cidade de Juazeiro-BA que atuam no setor de serviços de restaurantes?)
1 - INTRODUÇÃO
O Empresômetro, site que fornece informações sobre empresas brasileiras, é uma ferramenta tecnológica idealizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação - IBPT. O mesmo expõem dados de entidades públicas e privadas, portadoras de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ. Consta neste site que entre os anos de 2014 e 2015 foram criadas cerca de 33.919.975 empresas no Brasil onde 46,98% é do setor de Serviços, 39,31% do setor de Comércio e 7,19% do setor de Indústria.
Nesse contexto cerca de 98% das empresas existentes no Brasil são Micro e Pequenas Empresas - MPE´s, daí nota-se o tamanho da importância dessas empresas para o país. As MPE´s são um dos principais agentes de fomento da economia nacional. Elas dispõem da maior oferta de empregos, dos melhores salários, da ampliação da massa salarial e da arrecadação de tributos, além de gerar uma melhor distribuição de renda e consequente aumento do bem-estar social. Resultado dessa combinação é um estímulo extra na livre concorrência, competição econômica, gerando novas oportunidades, auxiliando às grandes empresas no processo de desenvolvimento, que por sua vez ajudam as MPE´s a se profissionalizarem cada vez mais fazendo uso de ferramentas como manuais e boas práticas administrativas.
Com a competição entre grandes empresas em busca de maior produtividade e alta qualidade de seus produtos e serviços, que provoca além do aumento no investimento em tecnologias também a dispensa de colaboradores, estas ainda visam à diminuição dos custos de encargos com funcionários. Essa atitude teve uma grande influência na criação e no crescimento de novas MPE´s, onde boa parte delas é prestadora de serviços. Essas empresas são as que mais geram renda e empregos contribuindo com o crescimento econômico do país, causando o aumento do Produto Interno Bruto - PIB.
Conforme o estudo “Sobrevivência das Empresas no Brasil”, da coleção de estudos e pesquisas realizados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas -
(Quais os principais fatores da mortalidade de micro e pequenas empresas optantes pelo simples nacional na cidade de Juazeiro-BA que atuam no setor de serviços de restaurantes?)
SEBRAE, tomando como referência as empresas brasileiras constituídas em 2005, 2006,
2007,e 2010 e as informações sobre estas empresas disponíveis na Secretaria da Receita Federal (SRF), em 2010 a taxa de sobrevivência das empresas com até dois anos de atividade foi de 75,6%. Essa taxa foi superior à taxa calculada para as empresas nascidas em 2006 (75,1%) e nascidas em 2005 (73,6%). Como a taxa da mortalidade é complementar a taxa da sobrevivência, pode-se dizer que a taxa de mortalidade de empresas com até dois anos caiu de
26,4% (nascidas em 2005) para 24,9% (nascidas em 2006), para 24,4% (nascidas em 2007) e permaneceu em 24,4% (nascidas em 2010).
Taxa de mortalidade precoce é um assunto cada vez mais comentado, estudado e discutido por diversos Centros de Estudos e Instituições especializados na área de gestão, como o SEBRAE, a Fundação Getúlio Vargas - FGV, por exemplo. Que avaliam diversos fatores de impacto no crescimento, no desenvolvimento e na mortalidade das empresas num determinado período de tempo. Muitas empresas entram em falência por diversos fatores, tais como falhas gerenciais, fatores econômicos, despesas excessivas, falta de conhecimento do mercado etc.
Segundo Mahamid (2012), os fatores que provocam essa vida efêmera são: limitações do mercado; dificuldades na obtenção de recursos financeiros; o gerenciamento do capital de giro e a carga tributária elevada. Além destes fatores, outro elemento que contribui para o fechamento das empresas é a baixa capacidade para gerir os negócios.
Observa-se que são múltiplos os fatores e causas que influenciam as MPE´s encerrarem suas atividades nos primeiros anos de vida. Esses aspectos por afetarem diretamente o crescimento econômico do país chamou a atenção de diversos organismos público-privados e estudiosos a analisá-los buscando compreender e informar à sociedade e aos novos empreendedores o melhor caminho a seguir. E assim o objetivo deste trabalho consiste em apresentar os principais fatores que causam a mortalidade das micro e pequenas empresas nos primeiros anos de vida em Juazeiro – BA, no setor de Serviços/Restaurantes, optantes pelo Simples Nacional.
(Quais os principais fatores da mortalidade de micro e pequenas empresas optantes pelo simples nacional na cidade de Juazeiro-BA que atuam no setor de serviços de restaurantes?)
3 - POBLEMA DE PESQUISA
Quais os principais fatores da mortalidade de micro e pequenas empresas optantes pelo simples nacional na cidade de Juazeiro-BA que atuam no setor de serviços de restaurante.
3.1 - Declarações do problema de pesquisa
Identificar quais os principais fatores da mortalidade de micro e pequenas empresas optantes pelo simples nacional na cidade de Juazeiro-Ba que atuam no setor de serviços de restaurantes.
...