Mudanças na estruturação das demonstrações financeiras, balanço e análise das consequências desta nova estrutura, ocorrida com a aplicação das leis 11.638 / 7 e 11.941 / 09
Artigo: Mudanças na estruturação das demonstrações financeiras, balanço e análise das consequências desta nova estrutura, ocorrida com a aplicação das leis 11.638 / 7 e 11.941 / 09. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudiely.godoy • 11/5/2014 • Artigo • 321 Palavras (2 Páginas) • 440 Visualizações
A evidência das demonstrações financeiras tem um papel fundamental para o bom funcionamento das empresas, pois possibilita a obtenção de clareza em relação a situação econômica das empresas.
O principal objetivo da contabilidade é o fornecimento de informação estruturada de natureza econômica, financeira, subsidiaria, física de produtividade social aos usuários internos e externos a entidade objeto da contabilidade.
Dessa forma todas as alterações ocorridas quanto à estrutura das demonstrações financeiras, com objetivo de atender da melhor forma possível o objetivo citado, aumentando assim a evidenciação das empresas.
Em 1976 foi implementado a lei n° 6.404, fato que deu início a maior normatização contábil no Brasil, porém algumas normas definidas por lei impediam que o pais se adequasse mais rapidamente e com maior eficiência as normas internacionais, com isso a lei n° 11.638, foi aprovada em 2007, alterou o artigo previsto na lei n° 6.404/76.
Nessas perspectivas, o artigo tem como objetivo identificar as mudanças ocorridas na estruturação de uma demonstração financeira, o balanço patrimonial, é analisar os efeitos dessa nova estrutura, ocorridas com a implementação das leis n° 11.638/7 e n° 11.941/09, que se refiram ao aumento das evidencias das empresas.
As empresas devem ficar atentas as alterações contábeis nacionais e as novas obrigatoriedade instrumento financeiro e derivados. Contratos de arrendamento mercantil; Equivalência patrimonial; Reavaliação de ativas dentro outras mudanças.
As demonstrações contábeis são relatórios extraídos da contabilidade após o registro de todos os documentos que fizeram parte do sistema contábil de qualquer entidade (empresa) em um determinado período. (NBC T 3)
Essas demonstrações servirão para expressar a situação patrimonial da empresa, auxiliando assim os diversos usuários no processo de tomada de decisão. As demonstrações contábeis deverão obedecer aos critérios e formas expostos na Lei 6404/76, onde estão estabelecidas quais as demonstrações que deverão ser elaboradas pelas empresas, sejam de capital aberto ou não.
A partir do dia 1 de janeiro de 2008, as empresas tiveram que elaborar demonstrações financeiras individuais de acordo com as alterações da lei 11.638.
...