NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS
Por: valribeiro1 • 6/10/2015 • Trabalho acadêmico • 981 Palavras (4 Páginas) • 247 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS
TUTORA PRESENCIAL: Julianna Andrade
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DE NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS
Francilene Oliveira RA 374607
Franciane Teixeira Mendes RA 399694
Lindalva Melo França Lima RA 385270
Maria Valdirene da Silva Lima RA 359973
Rodrigo de Moura Vieira RA 359980
SÃO LUÍS-MA
26.05.2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA –UNIDERP- POLO SÃO LUÍS
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
DE NOÇÕES DE ATIVIDADES ATUARIAIS
Trabalho acadêmico apresentado à Uniderp, como um dos requisitos para obtenção de nota da disciplina Noções de Atividades Atuariais..
1. Seguro no Brasil
Como surgiu o Seguro no Brasil?
O Seguro surgiu no Brasil com a chegada da Família Real Portuguesa, e a abertura dos portos por D. João VI,em 1808. A primeira empresa de seguros do país, a Companhia de Seguros Boa Fé, surgiu no mesmo ano com o objetivo de operar no seguro marítimo. Nesse período as atividades seguradoras eram regulamentadas pelas leis portuguesas. Em 1850, com a promulgação do Código Comercial Brasileiro, é que o seguro marítimo foi estudado e regulado em todos seus aspectos. Com o progresso decorrente, surgiram novas empresas que passaram a operar não só com o seguro marítimo, mas também com outros ramos do seguro.
O seguro é uma operação que toma forma jurídica de um contrato, em que uma das partes (segurador) se obriga para com a outra (segurado), mediante o recebimento de um valor monetário estipulado (prêmio), a compensá-la (indenização) por um prejuízo (sinistro), resultante de um evento futuro, possível e incerto (risco) indicado no contrato.
Quais os elementos e definições de Seguro?
Segurador é a Instituição legalmente constituída para assumir e gerir os riscos especificados no contrato de seguro sob forma de indenização ao segurado.
Segurado é a pessoa física ou jurídica, em nome de quem se faz o seguro.
Prêmio é simplesmente o valor monetário que o segurado paga ao segurador, ou seja, o preço do seguro especificado no contrato.
Risco é a possibilidade de um evento incerto ocorrer, gerando prejuízo ou necessidade econômica ou danos materiais, e pessoais.
Apólice é o instrumento do contrato do seguro pelo qual o segurado repassa a seguradora a responsabilidade sobre os riscos.
Indenização é a contraprestação do segurador ao segurado que devido a efetivação do risco venha a sofrer prejuízos.
Qual é o objetivo se fazer um seguro?
A pessoa contribui ou paga um seguro para ter proteção contra riscos.Ao se fazer um seguro, o que o segurado busca é restabelecer o equilíbrio econômico que de alguma forma teve sua integridade perturbada
2.Cosseguro, Resseguro, Retrocessão e Fraude
COMPONENTES FINALIDADE
Cosseguro Consiste na repartição de um mesmo risco, de um mesmo segurado, entre duas ou mais seguradoras, podendo ser emitidas tantas apólices quantas forem as seguradoras ou uma única apólice, por uma das seguradoras, que seria a seguradora líder.
Resseguro Operação em que o segurador cede a outro segurador uma parte da responsabilidade e do prêmio recebido, com o intuito de diminuir sua responsabilidade na aceitação de um risco considerado excessivo ou perigoso.
Retrocessão Operação feita pelo ressegurador onde sede parte das responsabilidades que ele aceita,
...