Negociação Sistemica entre Gravadora e Moradores
Por: leandrolessa • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.863 Palavras (8 Páginas) • 309 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Ciências Contábeis – 1ª Série
Disciplinas Norteadoras:
Técnicas de Negociação
Gestão do Conhecimento
Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Desafio Profissional
Proposta de Negociação Sistêmica entre Gravadora de Músicas Arte Musical (empresa fictícia) e Associação de Moradores de Passo Pequeno (bairro residencial/comercial de classe média de uma cidade interiorana de São Paulo)
Tutor(a): Gisele Salesse
Valparaíso, 03 de junho de 2014
Sumário
Introdução 1
Passo 01 – Perfil dos Oponentes 2
Passo 02 – Mapeamento de Habilidades 3
Passo 03 – Pontos Principais da Negociação 5
Passo 04 – Impactos à Gravadora Perante a Negociação 6
Passo 05 – Prévia das Negociações (Após Período de 25 dias) 7
Passo 06 – Proposta Final de Negociação 8
Referências Bibliográficas 9
Introdução
O presente desafio profissional tem o objetivo de criar uma proposta de negociação sistêmica entre a gravadora de músicas Arte Musical, empresa conceituada no mercado, que pretende se instalar no bairro residencial/comercial Passo Pequeno, em uma cidade interiorana de São Paulo.
A proposta consiste em um comum acordo entre as duas partes, tendo em vista que os moradores (representados por uma associação de moradores) solicitam o embargo da instalação da empresa, alegando perturbação a tranqüilidade dos moradores devido ao barulho, o aumento no fluxo do trânsito e a segurança dos moradores que será afetada devido a quantidade de artistas que passará a freqüentar o local.
Em contrapartida a empresa alega que a instalação da mesma no referido bairro residencial/comercial implicaria em investimentos na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local.
Vale ressaltar que a prefeitura local já havia aprovado pela secretaria competente o projeto de instalação da gravadora quando do pedido da associação dos moradores e o referido órgão acompanhará as negociações para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro residencial/comercial/cidade ou não.
E gravadora Arte Musical, tem como seu representante nesta negociação o Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz da gravadora. Já a associação de moradores tem como seu representante o Sr. Carlos Henrique.
A proposta conta com duas etapas pré-estabelecidas pela prefeitura: 20 dias – reunião prévia e 45 dias negociação final.
Proposta de Negociação Sistêmica entre Gravadora de Músicas Arte Musical (empresa fictícia) e Associação de Moradores de Passo Pequeno (bairro residencial/comercial de classe média de uma cidade interiorana de São Paulo)
Passo 01 – Perfil dos Oponentes
Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro Residencial/Comercial
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infraestrutura (trânsito).
Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro residencial/comercial não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
Perfil do Negociador - A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro residencial/comercial.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro residencial/comercial, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
Passo 02 – Mapeamento de Habilidades
Segundo o modelo de Jung, podemos mapear as habilidade essenciais dos negociadores conforme segue:
Associação de Moradores – Bairro Residencial/Comercial Passo Pequeno:
Estilo: Restritivo e Confrontador.
Características: Obtenção de ganhos sem se preocupar com o oponente (tentativa através de pedido/manifesto junto a prefeitura da cidade, visando impedir as novas instalações da gravadora) e equidade para que se chegue a comum acordo entre os moradores e a gravadora (apesar do modelo restritivo da associação de moradores do bairro residencial/comercial Passo Pequeno, eles ainda estão dispostos a participar de um acordo com a gravadora Arte Musical, procurando estabelecer uma negociação favorável de ambos os lados)
Táticas a serem utilizadas: utilizam-se das táticas de confronto e obtenção de ganhos, ou seja, esta disposto a negociar, mas com o intuito apenas de ganhar (impedir a instalação da gravadora).
A associação de moradores representada pelo Sr. Carlos Henrique, por meio de pedido/manifestação
...