Noções de Atividades Atuariais
Por: emile1980 • 20/9/2015 • Trabalho acadêmico • 638 Palavras (3 Páginas) • 329 Visualizações
Disciplina: Noções de Atividades Atuariais
Evolução histórica do Seguro no Brasil
A atividade de seguradora no Brasil teve seu inicio em 1808 com abertura ao comércio internacional, surgindo com a vinda da família Real Portuguesa e a abertura dos portos a qual teve uma grande movimentação nos portos devido às navegações que atracavam.
A primeira empresa a se estabelecer foi a Companhia de Seguros Boa-Fé e seu principal objetivo era o ramo de seguros marítimos e nesse período era regulamentado pelas leis portuguesas e apenas em 1850 passou a ser regulamento pelo Brasil pela Lei nº 556, de 25 de junho de 1850) “Código Comercial Brasileiro” após estudos e analises em todas as circunstancias que se referia ao seguro no Brasil”.
Com regulamentação do Código Comercial Brasileiro surgiram diversas seguradoras que além de seguro marítimo passaram a ofertar serviços no seguro terrestre e seguro de vida que a principio era proibido pelo Código Comercial. Sendo autorizado em 1855, mas proibia quando era realizado com seguro marítimo.
Com o crescimento do ramo de seguros no Brasil as empresas estrangeiras se interessaram no mercado brasileiro, assim abrindo sucursais de seguradoras com sede no exterior, isso ocorreu por volta de 1862. E em 1895 houve a necessidade de implantar a Lei 294 que visava proteger os interesses econômicos do Brasil, para que os recursos financeiros fossem aplicados na economia brasileira. Mas as sucursais não aceitaram as novas disposições da Lei e encerram suas atividades no Brasil.
Nesse momento o mercado de seguros brasileiro já estava se mantendo e o Código Comercial atingiu o primeiro lugar nos seguros marítimos e também sob seguros terrestres.
No Governo do Presidente Getulio Vargas em 1939 foi criado o Instituto de Resseguro do Brasil onde seu objetivo era exercer o monopólio com a intenção de concentrar nas empresas nacionais e assim maiores parte do risco eram dividos entre as seguradoras nacionais e se manteve até 2007.
Em 1966 foi decretado a Lei nº 73 de 21 de novembro de 1966, que relugarizou as transaçoes de seguros e resseguros qual instituida pelo Sistema Nacional de Seguros Privados (SUSEP) e assim sendo o orgão responsável pela fiscalização das operações de seguros.
Seguro: definição e características gerais
Define se seguro sendo um serviço de cobertura para possíveis riscos e assim restituído pela outra parte, ou seja, segurado mediante contrato receberá indenização do segurador pelo sinistro que ocorreu.
Principais características é a participação do segurado onde visa seus interesses quando houver riscos, Globalidade das operações onde o objetivo é evitar que o segurador somente realize a apólice com riscos de maior vulto e probabilidade e estabelecer limite de crédito máximo para que não haja fraudes e exposição de seus segurados.
Segundo Martines (2006, 24) Seguro tem que ver com quase todos os aspectos da vida as pessoas: desde os seguros de vida, da família, à casa, à actividade profissional, ao automóvel e ao desporto.
Seguro de Automóvel: definição e características específicas;
Seguros de carro é um serviço para a proteção de um bem o qual proporcionará a redução de possíveis
...