O AMBIENTE INFORMACIONAL E HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
Por: sangesantos • 10/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 154 Visualizações
AMBIENTE INFORMACIONAL E HISTÓRIA DA CONTABILIDADE
QUESTÕES AEP 1
1. A teoria da contabilidade apresenta que os objetivos da contabilidade poderiam se ou o fornecimento de um único conjunto de informações a todos os usuários ou o fornecimento de informações especificas para cada grupo de usuários. Descreva três vantagens e desvantagens da aplicação de cada destas metodologias.
Resposta:
1ª. Fornecer um único conjunto de relatórios.
Vantagens: A empresa terá menor custo para elaborar os relatórios contábeis; As demonstrações contábeis serão elaboradas com maior agilidade; Facilidade em saber quais são as normas e procedimentos que teremos que adotar neste conjunto único.
Desvantagens: Nem todos os usuários terão suas necessidades atendidas; O padrão adotado pode não ser o melhor para a maioria dos usuários; Os usuários ao reprocessar a informação para adequar as suas necessidades terão um custo elevado.
2ª Fornecer informações diferenciadas para cada grupo de usuários.
Vantagens: Todos os usuários terão suas necessidades atendidas; Os usuários não precisarão reprocessar as informações, pois as decisões serão tomadas no mesmo momento; Agilidade nas tomadas de decisões. Este seria o melhor padrão para todos usuários.
Desvantagens: A empresa teria um elevado custo para elaboração das demonstrações contábeis; Levaria mais tempo para elaborar todas demonstrações contábeis; A elaboração das demonstrações contábeis se tornaria bem mais complexa.
2. Considere o caso de um acionista minoritário que tenha como função-objeto o recebimento de um fluxo regular de dividendos. Cite um exemplo de análise que poderia ser feita por ele para tomar decisões alinhadas a sua função-objeto e quais demonstrações contábeis gerariam mais informações úteis para esta decisão.
Resposta: Uma das demonstrações que poderia analisar é a DFC (Demonstrativo do Fluxo de Caixa), os quais contêm dados tanto do Balanço Patrimonial como da DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). E analisar, por exemplo, o fluxo decorrente da produção e entrega dos produtos pela empresa informados nas Atividades Operacionais do DFC.
3. Cite dois exemplos de problemas éticos que ocorrem na elaboração das demonstrações contábeis, relacionados a procedimentos contábeis e usuários da informação.
Resposta: O Contador ao emitir opiniões em seu parecer deve basear-se nos Princípios de Contabilidade, ou seja, não ser tendencioso, de forma que suas informações sejam neutras para o usuário e também mensurar os ativos de forma mais objetiva possível; Ser verdadeiro, no sentido de que os valores registrados na Contabilidade sejam os valores do ativo em sua essência. O contador deve seguir as normas e a legislação contábil.
4. Cite uma situação contábil prática em que pode ser observada a teoria da contabilidade pelo enfoque normativo e outra em que ela pode ser usada pelo enfoque positivo (teoria positiva).
Resposta: Teoria Normativa – Indica quais seriam os melhores critérios contábeis que podemos adotar para uma empresa para melhor informar o usuário. Ex. Estoques: a Teoria Normativa vai dizer qual seria o melhor método para ser adotado pelas empresas, que atingiria um lucro mais confiável. O contador deve seguir as normas contábeis, sendo assim, não classificar o Ativo Circulante como Não Circulante para não distorcer a informação.
Teoria Positiva – Justifica os determinados critérios que foram adotados pela Teoria Normativa. Ex. Numa revendedora de carros foi adotado o método Custo específico, ao invés do PEPS. Faz sentido este método, pois foi adotado o melhor critério para apurar o lucro em cada operação feita. O contador deve evidenciar, por exemplo, na Nota Explicativa as informações adicionais não apresentadas, mas que são relevantes para compreender as Demonstrações Contábeis.
5. Relacione o progresso tecnológico e econômico da sociedade com o desenvolvimento e popularização da contabilidade.
Resposta: No decorrer da história conforme foram aumentando as operações comerciais e ampliando-as houve a necessidade de inventar novos instrumentos e métodos para controle dos bens e patrimônios surgindo assim o método das Partilhas Dobradas, os números árabes e a máquina de imprensa.
6. Explique como poderíamos substituir os Razonetes em forma de “T” ( debito e credito) por uma única coluna de sinais “+” e “-“.
Resposta: Ex. Estoques
+ $ 100,00 (débito) |
- $ 25,00 (crédito) |
$ 75,00 (débito) |
7. Quais as principais diferenças entre a contabilidade praticada atualmente e a que era praticada na Itália entre 1400 – 1600?
Resposta: No surgimento da Contabilidade, a contabilidade ela era feita para uma só pessoa, que era o dono do negócio, o Comerciante que comprava as coisas no navio que queria revender. Já que era o único dono, e não tinha preocupação com a precisão do lucro, ou se era despesa, estoque ou não. E o lucro era apurado só quando encerrava as vendas dele; Outra distinção é que não havia separação entre patrimônio particular e da empresa, o conceito de Entidade não existia. Também não havia uma única moeda, e para superar isso na época, o histórico tinha que ser bem descritivo e bem detalhado, diferente de hoje. Atualmente a contabilidade é praticada tanto para usuários internos como externos e o patrimônio empresarial não se confunde com o particular.
...