O Artigo Politica
Por: Maior16 • 2/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.371 Palavras (6 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS CONTABEIS MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
Turma: T1
RENAN TRAVAGIN DE OLIVEIRA
RAFAEL DA SILVA MAIOR
O “BERÇO” DA CORRUPÇÃO: O CAÓTICO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO
PARANAVAÍ 2016
RENAN TRAVAGIN DE OLIVEIRA
O “BERÇO” DA CORRUPÇÃO: O CAÓTICO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO
Trabalho apresentado para a disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa em Contabilidade, do curso de Ciências Contábeis, da UNESPAR.
Profª Drª: Tagiane Luz
PARANAVAÍ 2016
O Brasil é um país marcado pelo descontentamento popular em relação ao sistema político. Escândalos de corrupção tem se tornado muito freqüente no alto escalão do governo, além das Câmaras Municipais, Estaduais e Federais, causando um desconforto na população. Problemas como esse, poderiam ser resolvidos segundo Rousseau (2006) se existisse uma associação que defendesse e protegesse a pessoa e os bens de cada indivíduo e que cada um obedecesse apenas a si mesmo e tivessem uma liberdade maior do que tinham.
Encontrar uma forma de associação que defenda e proteja com toda força comum a pessoa e os bens de cada associado e pela qual cada um, unindo-se a todos, não obedeça, portanto senão a si mesmo e permaneça tão livre quanto antes (Rousseau, 2006, p.22)¹.
Porém, Rousseau (2006), afirma que os povos livres podem adquirir a liberdade, mas nunca recuperá-la, não terão sua liberdade natural. (Rousseau, 2006, p.54)2 “Povos livres lembrem-se desta máxima: Pode-se adquirir a liberdade, mas nunca recuperá-la”. O país é uma república, onde de acordo com Rousseau (2006), república é todo Estado regido por leis, seja qual for o tipo de administração, onde o interesse público é quem governa. “Chamo, portanto, república todo Estado regido por leis, independente da forma de administração que possa ter, porque somente então o interesse público governa e a coisa pública representa algo” (Rousseau, 2006, p.46)³. O Brasil possui uma democracia presidencialista, onde: “Presidentes são eleitos (direta ou indiretamente) por eleitores e, a não ser por impeachment, não podem ser removidos pelos representantes legislativos.” (REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - VOL. 12 Nº35 p.8). Além de possuir uma política baseada no pluripartidarismo, que vive uma constante disputa de poder entre a oposição e a base aliada do governo. O Brasil é governado pelo PT (Partido dos Trabalhadores) desde 2003, com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva, no qual seu mandato foi até o ano de 2010, quando a sua aliada Dilma Rousseff assumiu o cargo de Presidente da República. O governo tem uma forte vertente de programas sociais que visam o assistencialismo, um deles é o bolsa família, que apesar de tirar muitas famílias da miséria, não foi capaz de diminuir a diferença entre as classes sociais e nem melhorar o acesso a educação e a saúde pública de qualidade. Porém, assim como em alguns governos anteriores, grandes escândalos de corrupção vieram à tona, como o “Mensalão” e atualmente o “Petrolão”, que é um esquema de corrupção que desviou fundos da Petrobrás. E como explica Rousseau (2006), nada é mais perigoso do que o interesse particular em negócios públicos, é pior do que o abuso de leis por parte do governo. “Nada é mais perigoso que a influência dos interesses privados nos negócios públicos e o abuso das leis por parte do governo é um mal menor que a corrupção do legislador, continuação infalível dos objetivos particulares” (Rousseau, 2006, p.78)4. Além disso, a atual presidente não é do agrado de grande parcela da população que vão as ruas para protestar. Dilma é acusada pelo crime de responsabilidade fiscal, as então “pedaladas fiscais”, que são manobras feitas com o objetivo de aliviar as contas do governo. Devido a isso, foi aberta uma questão processual, o impeachment, que visa interromper o atual mandato da presidente. De acordo com a (REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - VOL. 12 Nº35 p.2):
...