O Bullying
Por: tyfannerodrigues • 31/5/2018 • Projeto de pesquisa • 439 Palavras (2 Páginas) • 1.325 Visualizações
Página 1 de 2
INTRODUÇÃO
Bullying é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas, como: distúrbio do sono, problemas de estômago, transtorno alimentares, irritabilidade, depressão, transtorno de ansiedade, dor de cabeça, falta de apetite, pensamentos destrutivos como desejo de morrer, entre outros.
É um problema mundial, podendo ocorrer praticamente em qualquer contexto no qual as pessoas interajam, tais como: escola, faculdade, família, no local de trabalho e entre vizinhos.
O projeto tem como base tratar do ponto de vista interpessoal e das práticas no cotidiano institucional, como acontecem e as consequências negativas, não apenas para os indivíduos que sofre com esse tipo de situação, mas para a instituição. A mesma sofre com o isolamento e o possível ressentimento da vítima, que podem desistir do coletivo, e perde também com o ambiente que fica pesado e insensível diante da recorrência desses casos. Mas há maneiras eficazes e respeitosas de combater esses problemas.
PROBLEMÁTICA
Quais os principais problemas que uma vítima de bullying pode enfrentar nas instituições de ensino e ao longo da vida?
METODOLOGIA
Este projeto será desenvolvido através de leitura de artigos, filmes e dinâmica em grupo, motivando a reflexão sobre as causas e consequências do bullying na sala de aula. O dialogo será o maior doutrinador deste plano de ação.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
O objetivo do nosso projeto é prevenir e combater a prática de bullying nas instituições de ensino, capacitar docentes e equipe pedagógica para a implantação de ações de prevenção, discussão, orientação e possíveis soluções.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Implantação de projetos para combater o bullying, ao ser realizado roda de conversas, acompanhamento psicológico a cada caso, reuniões entre os gestores da instituição e familiares, se o acompanhamento ao psicólogo não tive melhoras positivas, deve encaminhar a vítima ao psiquiatra pois pode haver sintomas de depressão.
JUSTIFICATIVA
A prática do bullying tem se tornado algo comum nos espaços educacionais provocando cada vez mais atitudes violentas, tanto dos agressores como das vítimas. E discutir sobre o assunto é importante para reflexão e evita que novos casos ocorra nas salas de aula.
O projeto pretende agir, tanto com alunos, como responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência nas instituições educacionais.
É notório o crescimento dos casos de bullying com a influência dos meios eletrônicos como a internet e as reportagens na televisão. Devido os apelidos insultuosos e brincadeiras ofensivas que foram tomando proporções maiores, ocasionando consequências trágicas como mortes e suicídio e a impunidade proporciona a necessidade de se discutir de forma mais seria o tema.
RESULTADOS
RESULTADOS
RESULTADOS
RESULTADOS
QUE CUIDADOS AS VÍTIMAS DEVEM TER DEPOIS DE SOFREREM OU CONVIVEREM COM ESSA VIOLÊNCIA?
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com