O Comportamento Organizacional e a Organização Motivacional
Por: Marciéli Schneiders • 3/6/2018 • Resenha • 416 Palavras (2 Páginas) • 129 Visualizações
[pic 1]
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAI
UNIDADE CENTRAL EDUCACIONAL DA FAI FACULDADES
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROF: CARLINE TERNUS
PERÍODO: 3º SEMESTRE/2018
ACADÊMICA: MARCIÉLI SCHNEIDERS
Comportamento Organizacional e a Organização Motivacional
O mercado de trabalho tornou-se extremamente competitivo, e com isso passou a exigir que os indivíduos permaneçam em constante aperfeiçoamento e inovação. Para que isso seja possível devemos estar motivados, tornando o ambiente de trabalho um dos principais aliados para que isto seja possível, além disso, com o bom desempenho dos trabalhos na empresa pode-se ter a garantia de uma maior durabilidade no mercado de trabalho pois, a motivação do ser humano é capaz de transformar o desempenho do indivíduo fazendo com que estes deem o seu melhor para a realização das tarefas.
Os principais problemas encontrados no âmbito empresarial e laboral se referem aos cargos de maior responsabilidade, como por exemplo a parte gerencial, também, aos cargos que possuem uma remuneração inferior e, possuem relação a satisfação tanto pessoal, emocional, financeira quanto social. Consequentemente a adequação das empresas referente a novas tecnologias necessitam-se de novos profissionais, ou de profissionais que possuam um maior grau de qualificação e motivação pois, com tudo, nota-se um maior desempenho na produtividade das empresas. No âmbito empresarial o conceito de motivação é trabalhado sobre dois fatores, na qual o trabalhador pode ser motivado pelo prazer na realização do trabalho ou apenas na remuneração oferecida para a prestação do serviço.
Para alcançar um bom nível quanto a motivação dos trabalhadores, é necessário que a empresa seja capaz de transmitir a visão de negócio que ela possui. A comunicação é um bom aliado a essa questão, conversar diretamente com os seus subordinados e fazer a troca de ideias respeitando a opinião alheia, na qual, fara com que o este sinta-se respeitado e motivado a desempenhar as suas funções. A troca de setor e/ou mudança de função, pode se tornar uma forma de atrair e motivar o funcionário a ganhar novas experiências consequentemente podendo tornar o trabalho mais atrativo. O aumento da remuneração pode incentivar o reconhecimento do trabalho que até então foi realizado pelo funcionário, além disso, organizar promoções e concursos na qual o vencedor ou ganhador terá uma bonificação.
Contudo, o empregador deve estar sempre procurando identificar o que realmente motiva o colaborador pois, a motivação na organização tornou-se de suma importância, uma vez que pode-se ter uma boa parceria entre colaborador e empresa na qual as duas partes beneficiam-se financeiramente e socialmente, garantindo assim que, as duas, estejam motivados e garantam uma maior produtividade.
...