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O Diabo veste Prada

Por:   •  18/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  2.537 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E ECONÔMICAS- CADECON

BACHARELADO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

GESTÃO DE PESSOAS


FILME: DIABO VESTE PRADA

BOA VISTA-RR

JUNHO – 2015

DIABO VESTE PRADA

Trabalho para obtenção parcial da nota na disciplina de Gestão de Pessoas solicitada pela Docente .

BOA VISTA- RR

JUNHO – 2015

Exercício: “Filme: O Diabo Veste Prada”

  1. Dentre os aspectos de estrutura organizacional mecanicista e orgânica, qual modelo mais se adapta as responsabilidades da área de Gestão de Pessoas? Justifique.

Modelo Mecanicista – O Modelo de Gestão Mecanicista é o modelo ideal para as organizações que têm a produção em série como sua meta principal, quer seja no setor primário, secundário ou terciário. Este modelo de gestão é o mais indicado quando a precisão, a segurança e a responsabilidade são valorizadas.

Modelo Orgânico – O Modelo de Gestão Orgânico surgiu a partir da necessidade de sobrevivência das organizações em um ambiente de mercado cada vez mais instável e competitivo, que exige uma alta capacidade de adaptação às constantes mudanças. Este modelo percebe a organização como um sistema aberto, que pode ser otimizada por meio do atendimento de suas permanentes necessidades pela interação com o meio ambiente em que opera, utilizando-se de vários meios para atingir seus objetivos. Onde os colaboradores trabalham em grupo.

        O Modelo que mais se adapta as responsabilidades na área de Gestão de Pessoas neste filme seria o modelo Orgânico por ser um ambiente instável e competitivo ao qual exige capacidade dos colaboradores e se adaptar a constantes mudanças. Pois está inserido no ambiente da Moda da Revista Vogue Americana, onde é um mercado em constantes mudanças de ideias novas e mudança de estação, porém a Editora de Moda exige que seus funcionários sejam mecânicos e façam somente o que ela deseja de forma criteriosa e exigente, num ambiente de muita turbulência.

  1. Qual era a estrutura organizacional de Runway? Descreva as características dessa cultura.

        O sistema de estrutura organizacional da Runway é o sistema mecanicista, Este modelo de gestão é o mais indicado quando a precisão, a segurança e a responsabilidade são valorizadas.

        Porém, neste filme é colocado onde a Miranda (Editora de moda da Revista Vogue americana) submete e humilha os seus colaboradores, fazendo com que eles sigam suas ordens de forma criteriosa, obedecendo e trabalhando em um ambiente sobre pressão. Onde a secretaria Andrea, tem que fazer exatamente o que a sua chefe Miranda Priestly manda, onde todos a temem porque subentende que a Editora Miranda, parece comandar os destinos de Grifes e estilistas, no mercado fashion. Entendendo-se que o sistema utilizado seria Sistema Orgânico pelas atitudes da Editora da moda, pois ela era rígida, totalmente controlada e alta centralização. Onde a chefe coloca que o trabalho deve ser efetuado como uma máquina de eficiência, baseado em regras, regulamentos e rotinas.

  1. Como era o ambiente físico? De que maneira ao colaboradores da Runway eram controlados por ele?

Seu ambiente extremamente turbulento, onde submetia e humilhava seus colaboradores, sem adaptação a novos cenários. Além dessa limitação, a sua função de focar no resultado da Editora de Moda (Miranda) e não nos resultados da Empresa Vogue Americana.

A maneira que seus funcionários são tratados na Empresa,Vogue Americana, é de forma estruturada, centralizada, limitada e de departamentalização.

  1. Descreva uma personagem do filme apontando como a cultura da Runway interferia na vida pessoal de seus colaboradores.

Andrea(personagem da secretaria – Anny Hathaway) é jornalista recém-formada em busca de uma oportunidade de trabalho, traz na bagagem inúmeras expectativas e um total desconhecimento da esfera da moda, ela vai para Nova York e, sem imaginar o que aguarda,  na empresa RUNWAY ao qual é contratada para trabalhar. Ela era uma pessoa simples e rodeada de amigos, mas a imposição da empresa era para ela mudar o seu perfil, onde a prioridade da sua seria o trabalho e que se colocasse de forma eficiente nos padrões da empresa e da Chefa (Miranda). A jornalista que nunca se importou com a aparência e adotava um estilo totalmente pessoal e despojado, como se desprezasse o figurino feminino, entra em confronto com o novo ambiente, passando a mudar sua maneira de vestir e entrar no perfil da empresa, adotando o trabalho como primeiro lugar e se afastando de seus amigos e dedicando-se totalmente ao seu trabalho, pagando um alto preço  por sua transformação mas acaba conquistando a poderosa editora de moda Miranda.

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