O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROFISSIONAL CONTÁBIL
Por: Nara Moreira • 9/6/2017 • Resenha • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 908 Visualizações
O IMPACTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO PROFISSIONAL CONTÁBIL
RESENHA[1]
Por:
Sonara Moreira[2]
O artigo estudado aborda os avanços trazidos pela evolução da informática e como o surgimento da internet introduziu varias mudanças operacionais na área gerencial, influenciando o profissional contábil.
A Profissão contábil vem passando por diversas mudanças e aprimoramentos nos últimos tempos, mudanças essas ligadas as normas contábeis, aos padrões que norteiam a contabilidade e também na área dos procedimentos utilizados. Com a informatização e o advento da internet as velhas rotinas operacionais realizados por meio de papeis, sedem espaço para a modernização sistemática dentro das organizações e tais procedimentos operacionais passam a ser arquivados em microcomputadores e viram planilhas de informações, com acesso livre a diversos funcionários.
A contabilidade e suas praticas existem na sociedade desde os tempos remotos e seus procedimentos foram evoluindo de forma significativa ao logo dos anos. Os primeiros registros contábeis surgiram na antiguidade, com o desenvolvimento das civilizações, impulsionado pela economia de produção e o surgimento da escrita foram um dos fatores de influência para o desenvolvimento dos registros contábeis.
A contabilidade primitiva era utilizada como ferramenta de controle e registro de bens, tanto a nível comercial, como as atividades do Estado. Já os sumérios utilizavam tabuas para registrar as transações efetuadas. De acordo com o progresso das civilizações, observava se que as condições econômicas, sociais e políticas de cada sociedade, foram fatores de influencia a evolução dos procedimentos contábeis. Os primeiros manuscritos contábeis surgiram com o aperfeiçoamento a impressa realizada por Gutemberg, logo mais tarde, com a evolução social, veio o método das partidas dobradas, criado por Pacciolle, em que o registro contábil assume uma preponderante característica, segundo a qual, para cada credito haveria um débito correspondente e vice versa.
Com a difusão do método das partidas dobradas, as bases do conhecimento fortalecem as fronteiras cientificas. Na medida em que as relações sociais, econômicas e políticas foram se intensificando a contabilidade também se evoluiu, as meras técnicas de registros e escrituração dão lugar a ciência, que se desenvolve ao passo em que surgem diversas teorias e doutrinas para explicar o fenômeno da riqueza, onde podemos citar: Contismo, Personalismo, Aziendalismo, Patrimonialismo, Reditualismo, Controlismo, Neopatrimonialismo e entre outras.
Com a evolução das sociedades, os registros contábeis vão assumindo características decisivas nas relações humanas, diante de tais evoluções surgiram mecanismos controle que procuravam que procuravam cada vez mais modos de relatar e interpretar, até que enfim chegarem na evolução da escrita, se dinamizarem com o processo tecnológico e, finalmente chegarem a era da informação, com a introdução de computadores, dos sistemas de informação, da internet e das redes de comunicação.
Utilizando-se das máquinas processadoras, a informática tem sido um dos ramos do conhecimento que mais tem se desenvolvido na atualidade. Com a evolução da tecnologia, os computadores tem se tornado cada vez mais imprescindíveis no mundo dos negócios, e conseqüentemente o campo contábil tem sido impactado por estes aspectos. Com o advento da informática, mudaram-se os processos organizacionais, o volume de dados antes desperdiçado no processo mecanizado que era insuficiente, passa a ter um tratamento específico, o fluxo de informação transforma-se na mola propulsora da tomada de decisões das empresas e é empregado em seus sistemas nos seus diversos níveis, para os mais variados usuários.
Com as constantes mudanças no contexto econômico, social e político, e na estrutura organizacional das empresas, como é o caso das empresas virtuais, a Contabilidade passa a assumir novos desafios, tarefas anteriormente realizadas por processos manuais já são desenvolvidas dentro de softwares específicos, diminuindo o fluxo de papéis e documentos na empresa, um exemplo disso, são as rotinas mais freqüentes que passaram a ser realizadas dentro dos sistemas, como é o caso de: lançamentos de débito e créditos, escrituração de livros fiscais, balancetes mensais, Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, entre outros. Porém, esses sistemas somente serão eficazes, se puderem através dos dados condensados fornecer as informações que se esperam da realidade patrimonial, neste caso caberá ao contador dar relevância aos dados que servirão de base para as informações.
...