O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
Por: almodin • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 590 Palavras (3 Páginas) • 1.430 Visualizações
UNIPAR: UNIVERSIDADE PARANAENSE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
LUCA PACIOLI:
O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
GISELLE DAIANA DA SILVA
LUCAS TEROLTI SAMPAIO
MARIANA BUZATO DE SOUZA
Umuarama
Abril de 2015
LUCA PACIOLI:
O MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
GISELLE DAIANA DA SILVA
LUCAS TEROLTI SAMPAIO
MARIANA BUZATO DE SOUZA
O trabalho a seguir tem como intuito a nota bimestral da matéria de Metodologia da Pesquisa, ministrada pelo Professor Ricardo Muciatto.
Umuarama
Abril de 2015
1.INTRODUÇÃO
Luca Bartolomeo de Pacioli, nascido em 1445, foi um monge franciscano e célebre matemático italiano. Ele é considerado o pai da contabilidade moderna. Em 10 de novembro de 1494, foi descrito por ele, pela primeira vez, no livro “Summa de Arithmetica, Geometria, Proportioni ET Proportionalità” ( Conhecimentos de aritmética, Geometria Proporção e proporcionalidade), no capítulo “ Tratactus de Computis ET Scripturis ( Contabilidade por Partidas Dobradas), o famoso Método das Partidas Dobradas.
Ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos negativos. Este método teve rápida difusão, sendo universalmente e adotado desde esta época.
Trata-se no método que, em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser igual ao total do valor lançado nas contas a crédito.
A metodologia do presente trabalho é o método monográfico, utilizando-se da revisão de literatura.
3
2.JUSTIFICATIVA
Para a contabilidade torna-se fundamental ficarmos atentos a história de Luca Pacioli, o Frei foi de grande importância para este campo, ele escreveu várias obras sobre o assunto, e em umas destas podemos destacar as Partidas Dobradas, que deu a contabilidade uma forma mais eficaz de trabalho.
Sua história também se mostra fascinante, pela dedicação em aprender e ser mestre em diversas áreas, uma pessoa de grande cultura e sabedoria, a qual devemos seguir como exemplo de dedicação. Tomarmos nota de seus conhecimentos deixados, e de suas experiências vividas.
4
3.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Para Hendriksen e Breda (1999), o primeiro codificador da contabilidade foi o Frei Luca Pacioli, que passou a maior parte de sua vida como professor e estudante. Encerrou sua carreira lecionando Matemática na universidade de Roma, um posto prestigioso para o qual fora convidado pelo Papa leão X. Teve muitos amigos, e o mais íntimo de todos era Leonardo da Vinci.
De acordo com Schmidt (2000), embora o Frei Luca Pacioli seja apresentado como o grande criador das partidas dobradas, ele foi na verdade o primeiro grande divulgador desse Sistema Contábil de registro, segundo Hendriksen e Breda (1999, p. 39).
[...] o livro escrito por Pacioli era intitulado Summa de arithmetica, geometrica, proportioni et proportionalitá. Apareceu em Veneza em 1494, apenas dois anos após a chegada de Colombo à América, e somente alguns anos após o surgimento das primeiras prensas em Veneza, o que indica a importância de sua obra. A Summa era principalmente um tratado de matemática, mas incluía uma seção sobre o sistema de escrituração por partidas dobradas, denominada Particularis de Computis et Scripturis. Esta seção foi o primeiro material publicado que descrevia o sistema de partidas dobradas, e apresentava o raciocínio em que se baseavam os lançamentos contábeis[...].
...