O MERCADO DE CAPITAIS
Por: Everton Enes • 29/4/2021 • Trabalho acadêmico • 1.087 Palavras (5 Páginas) • 226 Visualizações
Eliabe Enes Bezerra
8120899
Gestão Financeira
MERCADO DE CAPITAIS
2021
Mercado Financeiro
O mercado financeiro é um ambiente que reúne um conjunto de instituições que envolve as operações de compra e venda de ativos financeiros, tais como valores mobiliários, mercadorias, comodities e câmbio.
Segundo Adambekova & Andekina (2013), num estudo sobre interpretação da definição de Mercados Financeiros por diversos autores, nos tempos correntes, o termo pode ser segmentado em três vertentes: Monetary Concept, Capital Market e Segmented Concept. No entanto, uma definição mais genérica desses mercados financeiros é que, eles são intitulados como um ‘’fórum’’, no qual, compradores e vendedores se reúnem de modo a fazerem trocas (trading) dos mais variados ativos como por exemplo: ações, opções, moedas e derivados
O mercado financeiro é um pilar para a economia, tendo em vista que, este fornece a investidores e empresas, um meio de acesso direto a investimentos, financiamento e liquidez, bem como uma análise e acompanhamento de diversos ativos, isto é, os compradores conseguem acompanhar qual o preço que, globalmente, o ativo é avaliado e comprarem esses ativos a um valor mais justo, bem como a observação do volume de trocas desses mesmos bens
Por fim, o mercado financeiro é uma estrutura complexa, com subdivisões que integra os quatro tipos de mercados (capitais, monetário, cambial e de credito) no qual agrupa um conjunto de instituições, entre mutuários e investidores possibilitando a negociação de produtos financeiros, visando sempre promover geração de riquezas e contribuir para o desenvolvimento econômico do país.
Mercado De Capitais
O Mercado de Capitais tornou-se de suma importância dentro de todo processo de crescimento da economia mundial. Trata-se de um meio de realização de transações dinâmicas, um sistema que partilha os valores mobiliários, tendo como objetivo, proporcionar liquidez aos títulos de emissão de entidades, viabilizando o processo de capitalização dessas.
Segundo Pinheiro (2007), o mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que pode liquidar os títulos de emissão da empresa, de forma que a capitalização e o desenvolvimento da empresa se realizem, criando assim novas oportunidades de emprego e contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento do país. De acordo com os fatos mencionados, observa-se que o mercado de capitais não só é uma importante fonte de investimento em recursos financeiros como também a base para o desenvolvimento da empresa, e por conseguinte do país, uma vez que, promove o financiamento das companhias, fornecendo capital para progredir com os investimentos.
Consoante Pinheiro (2007), principal objetivo do mercado de capitais é canalizar a poupança pessoas e empresas (lucros) para a indústria, comércio, o próprio governo e outras atividades econômicas. Em suma, o Mercado de Capitais assume um dos papeis mais importantes no mercado financeiro, sendo um grande propulsor de recursos para a economia, por causa da conectividade que cria entre aqueles com potencial de poupança, ou seja, investidores, e aqueles que carecem de recursos de longo prazo, isto é, pessoas com déficit de investimento.
Portanto, a grande diferença do mercado de capitais para os demais mercados é que, esse, as empresas se capitalizam emitindo ações ou títulos de crédito privado aos investidores.
Mercado Monetário
O Mercado Monetário é um setor dentro do mercado financeiro no qual se negociam ativos financeiros a curto prazo. Seu objetivo é transformar o capital das entidades em títulos ou valores com alto grau de liquidez
Segundo Pinheiro – 2007 No mercado monetário, efetuam-se transações de disponibilidade monetária envolvendo bancos, instituições financeiras, o público e o Banco Central. Diante disso, observa-se que Bancos, cofres e a administração pública, são as principais instituições que intervêm no mercado monetário, além de outros participantes que são as instituições financeiras não bancarias. A participação no mercado monetário dar-se-á através de uma vinculação direta com as emissoras dos ativos ou por meio de negociadores especializados como: bancos ou casa de bolsas.
...