O ORÇAMENTO BASE ZERO (OBZ)
Por: jessicazevedo • 10/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.795 Palavras (8 Páginas) • 323 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL – SÃO CAETANO DO SUL
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
5º SEMESTRE
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS
Prof. Carlos Afonso
Professor Orientador
SÃO CAETANO DO SUL
2014
ELIANA DOS SANTOS ALVES – RA 9895551688
JESSICA COSTA SILVA AZEVEDO – RA 9895553289
RODOLFO AUGUSTO LANCHA DOS SANTOS – RA 9895551665
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS
SÃO CAETANO DO SUL
2014
- ORÇAMENTO BASE ZERO (OBZ)
A primeira formalização do orçamento de base zero ocorreu no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em 1960. Em 1969 a Texas Instruments realizou estudos para sua implementação, sendo utilizado inicialmente na Divisão de Assessoria e Pesquisa em 1970.
O mentor do processo na Texas Instruments foi Peter A. Pyhrr. Entre novembro e dezembro de 1970 ele realizou a primeira publicação na Harvard Business Review e em 1973 auxiliou a implementação do orçamento de base zero no Estado da Georgia.
O orçamento de base zero rejeita a visão tradicional do orçamento, que leva em consideração os dados do ano anterior mais um adicional (orçamento incremental).
No orçamento de base zero (OBZ) o ano anterior não é utilizado como ponto de partida para a elaboração do atual. Ele projeta todas as variáveis do orçamento como se estivessem sendo compiladas pela primeira vez.
O OBZ exige que os gestores estimem as vendas, a fabricação e outras peças orçamentárias como se as operações estivessem começando da estaca zero.
As principais características e objetivos do OBZ são:
- Analisar o custo/benefício de todos os projetos, processos e atividades, partindo de uma base “zero”;
- Focalizar objetivos e metas das unidades de negócio cujos recursos são conseqüência do caminho ou direção planejada;
- Assegurar a correta alocação de recursos com base no foco e nos fatores – chaves do negócio;
- Aprovar o nível de gastos após a elaboração com base em critérios previamente definidos;
- Desenvolver forma participativa, com intensa comunicação entre as áreas;
- Fornecer subsídios decisórios inteligentes para a gestão.
No OBZ os gestores devem apresentar justificativas para apropriações dos recursos, considerando o custo/benefício ou a análise evolutiva dos acontecimentos. Devem ser feitas as perguntas:
- O que gastar?
- Quanto gastar?
- Como gastar?
- Onde gastar?
- Porque gastar?
Os gastos no orçamento de base zero são realizados por meio de pacotes de decisão, que devem ser definidos e priorizados de acordo com critérios previamente fixados.
O OBZ pode ser dividido em pacote de base zero (PBZ), núcleo de base zero (NBZ) e variável base zero (VBZ).
O pacote de base zero (PBZ), é um documento que identifica e descreve uma atividade específica de modo que o gestor possa avaliá-la e priorizá-la em relação a outras atividades que concorram para a obtenção de recursos imediatos e decidir aprová-la ou rejeitá-la. Exemplos: pacote aluguéis, pacote utilidades, pacote pessoal e pacote fretes, entre outros.
A variável base zero (VBZ) é a menor unidade de acumulação dos gastos, como a conta contábil que registra o consumo dos recursos. Exemplos: as contas “cartuchos para impressora” “canetas”, “disquetes”, entre outros.
O núcleo de base zero (NBZ) é a junção de várias VBZ por apresentarem natureza de gasto semelhante e, também, para facilitar o controle pelo responsável. Exemplo: as variáveis citadas anteriormente podem ser classificadas no NBZ “material de escritório”.
Na elaboração do orçamento base zero uma empresa pode dividir o método em vários pacotes de decisão e estes pacotes podem ser divididos em várias VBZs e estas podem ser agrupadas formando NBZs.
Para o desenvolvimento do OBZ, são estabelecidas sete etapas básicas:
1ª Etapa: Definição das estratégias, objetivos e metas das unidades.
Antes de elaborar as metas das unidades é necessário elaborar o planejamento estratégico: definir diretrizes, premissas e padrões gerais, abrangendo análise da situação atual e visão global do negócio, ambiente e a conjuntura econômica e social, metas de vendas e marketing, compras, produtividade, política de investimentos, recursos humanos, informática, entre outros indicadores de desempenho.
É importante construir uma ligação forte entre os planos estratégicos e o orçamento para uma definição correta da estratégia e das metas, que está vinculada à capacidade de definir o foco do negócio.
As metas para as unidades de negócios são definidas pela controladoria da empresa, que elabora um conjunto de medidas de desempenho que devem ser atingidas. Isso permite a descentralização do processo orçamentário. A controladoria das empresas também pode estabelecer um sistema de fronteiras que permite a realização de gastos dentro de limites ou parâmetros aceitáveis.
2ª Etapa: Identificação dos pacotes de decisão
Essa etapa envolve a análise e a descrição de cada atividade em separado, as atuais e as novas, em um ou mais pacotes de decisão. Com a identificação e a priorização dos pacotes de decisão, a administração pode alocar recursos, destinando os recursos financeiros às atividades mais importantes (ou pacotes de decisão), não importando se elas são atuais ou novas.
3ª Etapa: Definição da matriz de responsabilidade
A matriz de responsabilidade de cada pacote de decisão e de cada conta VBZ e NBZ é definida a partir da fixação das metas macro orçamentárias.
Para elaborar o orçamento base zero da unidade é necessário primeiro garantir a existência de donos de PBZ e principalmente VBZ atuantes.
Os responsáveis pelas VBZs devem:
- Estudar e conhecer bem a atual estrutura;
- Dimensionar a estrutura para o exercício seguinte;
- Elaborar a memória de cálculo para cada variável base zero;
- Realizar a comparação com a mesma VBZ do ano anterior;
- Justificar a solicitação dos recursos.
O responsável por cada pacote de decisão realiza sua consolidação e o defende frente ao gestor da OBZ. Ele é o responsável pela aprovação e pelo controle dos gastos da referida unidade de responsabilidade. O gestor da OBZ é responsável pelo gerenciamento e controle global do orçamento da unidade.
...