TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ORÇAMENTO BASE ZERO (OBZ)

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.795 Palavras (8 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL – SÃO CAETANO DO SUL

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

5º SEMESTRE

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS

Prof. Carlos Afonso

Professor Orientador

SÃO CAETANO DO SUL

2014

ELIANA DOS SANTOS ALVES – RA 9895551688

JESSICA COSTA SILVA AZEVEDO – RA 9895553289

RODOLFO AUGUSTO LANCHA DOS SANTOS – RA 9895551665

ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

GERENCIAMENTO ESTRATÉGICO DE CUSTOS

SÃO CAETANO DO SUL

2014

  1. ORÇAMENTO BASE ZERO (OBZ)

A primeira formalização do orçamento de base zero ocorreu no Departamento de Agricultura dos Estados Unidos em 1960. Em 1969 a Texas Instruments realizou estudos para sua implementação, sendo utilizado inicialmente na Divisão de Assessoria e Pesquisa em 1970.

O mentor do processo na Texas Instruments foi Peter A. Pyhrr. Entre novembro e dezembro de 1970 ele realizou a primeira publicação na Harvard Business Review e em 1973 auxiliou a implementação do orçamento de base zero no Estado da Georgia.

O orçamento de base zero rejeita a visão tradicional do orçamento, que leva em consideração os dados do ano anterior mais um adicional (orçamento incremental).  

No orçamento de base zero (OBZ) o ano anterior não é utilizado como ponto de partida para a elaboração do atual. Ele projeta todas as variáveis do orçamento como se estivessem sendo compiladas pela primeira vez.

O OBZ exige que os gestores estimem as vendas, a fabricação e outras peças orçamentárias como se as operações estivessem começando da estaca zero.

         As principais características e objetivos do OBZ são:

  • Analisar o custo/benefício de todos os projetos, processos e atividades, partindo de uma base “zero”;
  • Focalizar objetivos e metas das unidades de negócio cujos recursos são conseqüência do caminho ou direção planejada;
  • Assegurar a correta alocação de recursos com base no foco e nos fatores – chaves do negócio;
  • Aprovar o nível de gastos após a elaboração com base em critérios previamente definidos;
  • Desenvolver forma participativa, com intensa comunicação entre as áreas;
  • Fornecer subsídios decisórios inteligentes para a gestão.

 No OBZ os gestores devem apresentar justificativas para apropriações dos recursos, considerando o custo/benefício ou a análise evolutiva dos acontecimentos. Devem ser feitas as perguntas:

  1. O que gastar?
  2. Quanto gastar?
  3. Como gastar?
  4. Onde gastar?
  5. Porque gastar?

             Os gastos no orçamento de base zero são realizados por meio de pacotes de decisão, que devem ser definidos e priorizados de acordo com critérios previamente fixados.

        O OBZ pode ser dividido em pacote de base zero (PBZ), núcleo de base zero (NBZ) e variável base zero (VBZ).

        O pacote de base zero (PBZ), é um documento que identifica e descreve uma atividade específica de modo que o gestor possa avaliá-la e priorizá-la em relação a outras atividades que concorram para a obtenção de recursos imediatos e decidir aprová-la ou rejeitá-la. Exemplos: pacote aluguéis, pacote utilidades, pacote pessoal e pacote fretes, entre outros.

        A variável base zero (VBZ) é a menor unidade de acumulação dos gastos, como a conta contábil que registra o consumo dos recursos. Exemplos: as contas “cartuchos para impressora” “canetas”, “disquetes”, entre outros.

        O núcleo de base zero (NBZ) é a junção de várias VBZ por apresentarem natureza de gasto semelhante e, também, para facilitar o controle pelo responsável. Exemplo: as variáveis citadas anteriormente podem ser classificadas no NBZ “material de escritório”.

        Na elaboração do orçamento base zero uma empresa pode dividir o método em vários pacotes de decisão e estes pacotes podem ser divididos em várias VBZs e estas podem ser agrupadas formando NBZs.

        Para o desenvolvimento do OBZ, são estabelecidas sete etapas básicas:

 

1ª Etapa: Definição das estratégias, objetivos e metas das unidades.

        Antes de elaborar as metas das unidades é necessário elaborar o planejamento estratégico: definir diretrizes, premissas e padrões gerais, abrangendo análise da situação atual e visão global do negócio, ambiente e a conjuntura econômica e social, metas de vendas e marketing, compras, produtividade, política de investimentos, recursos humanos, informática, entre outros indicadores de desempenho.

        É importante construir uma ligação forte entre os planos estratégicos e o orçamento para uma definição correta da estratégia e das metas, que está vinculada à capacidade de definir o foco do negócio.

        As metas para as unidades de negócios são definidas pela controladoria da empresa, que elabora um conjunto de medidas de desempenho que devem ser atingidas. Isso permite a descentralização do processo orçamentário. A controladoria das empresas também pode estabelecer um sistema de fronteiras que permite a realização de gastos dentro de limites ou parâmetros aceitáveis.

2ª Etapa: Identificação dos pacotes de decisão

Essa etapa envolve a análise e a descrição de cada atividade em separado, as atuais e as novas, em um ou mais pacotes de decisão. Com a identificação e a priorização dos pacotes de decisão, a administração pode alocar recursos, destinando os recursos financeiros às atividades mais importantes (ou pacotes de decisão), não importando se elas são atuais ou novas.

3ª Etapa: Definição da matriz de responsabilidade

        A matriz de responsabilidade de cada pacote de decisão e de cada conta VBZ e NBZ é definida a partir da fixação das metas macro orçamentárias.

        Para elaborar o orçamento base zero da unidade é necessário primeiro garantir a existência de donos de PBZ e principalmente VBZ atuantes.

        Os responsáveis pelas VBZs devem:

  • Estudar e conhecer bem a atual estrutura;
  • Dimensionar a estrutura para o exercício seguinte;
  • Elaborar a memória de cálculo para cada variável base zero;
  • Realizar a comparação com a mesma VBZ do ano anterior;
  • Justificar a solicitação dos recursos.

O responsável por cada pacote de decisão realiza sua consolidação e o defende frente ao gestor da OBZ.  Ele é o responsável pela aprovação e pelo controle dos gastos da referida unidade de responsabilidade. O gestor da OBZ é responsável pelo gerenciamento e controle global do orçamento da unidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (149.6 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com