Orçamento Base Zero
Ensaios: Orçamento Base Zero. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: narasgomes • 22/9/2014 • 217 Palavras (1 Páginas) • 350 Visualizações
O OBZ é visto como uma forma de efetivamente cortar custos nos orçamentos, essa abordagem trata todo processo de orçamentação como se fosse o primeiro, não levando em consideração os valores históricos como base de cálculo.
Segundo Lunkes (2009), “o OBZ rejeita a visão tradicional do orçamento e, principalmente, a ideia do orçamento incremental, que leva em consideração os dados do ano passado mais um adicional. Em vez disso, o OBZ projeta todas as peças como se estivessem sendo compiladas pela primeira vez”.
Padoveze (2000), afirma que “a filosofia do orçamento base zero está em romper com o passado, ou seja, nunca deixar o orçamento a partir das observações dos dados do passado, pois estes podem conter ineficiências que poderiam ser perpetuadas”.
Essa característica evita que erros do passado sejam perpetuados, retira a
Organização da zona de conforto e incentiva que apenas custos essenciais para o funcionamento da operação sejam orçados. Assim, o processo exige que o responsável pelo orçamento justifique detalhadamente tudo o que é projetado.
Para Pyhrr (1981) “o OBZ é um processo funcional de planejamento e controle operacional, segundo o qual cada gestor deve justificar todas as solicitações de dotações orçamentárias em detalhe, a partir do ponto zero, para serem avaliadas por análises sistemáticas e classificadas por ordem de importância em diferentes etapas operacionais”
...