O Objetivo da Contabilidade
Tese: O Objetivo da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rangeljuliana • 7/10/2013 • Tese • 581 Palavras (3 Páginas) • 247 Visualizações
Passo 1 – O Objetivo da Contabilidade.
Entende-se que contabilidade nada mais é do que um sistema que visa avaliar, demonstrar e analisar a natureza econômica, financeira, física e também a produtividade das pessoas ou usuários.
Esse sistema é um conjunto de dados, ajustes e relatórios relacionados à empresa que permitem que consigam visualizar os resultados, fluxos de caixa, valor monetário, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras. Em ambas as avaliações, todavia, as demonstrações contábeis constituirão elemento necessário, mas não suficiente. Sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais a utilização das demonstrações contábeis se referir à exploração de tendências futuras, mais tenderá a diminuir o grau de segurança das estimativas.
Quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e aumentará a importância da demonstração contábil.
Pode-se dizer que a contabilidade é um instrumento de administração e suporte ao planejamento da entidade para a identificação e determinação dos objetivos organizacionais, bem como para a análise de alternativas e projeção das ações futuras.
Com base nos padrões estabelecidos nos planos operacionais, a contabilidade pode acompanhar o andamento do processo de execução das ações e decisões que envolvem a utilização de recursos econômicos e, finalmente, avaliar e analisar o resultado das decisões tomadas.
Passo 2 – Semelhanças existentes na vida financeira particular e de uma empresa.
Podemos dizer que a nossa vida financeira pessoal e a vida financeira de uma empresa, são bem parecidas. Em uma dessas semelhanças podemos citar o fluxo de caixa, pois nos programamos baseando no que temos a receber e a pagar, tentando manter o controle financeiro. Outra semelhança é obter controle de despesas e lucro pois, uma vez que nossos ganhos ultrapassam nossas despesas, obtemos um lucro e é exatamente assim que acontece em uma empresa, afinal o lucro é um objetivo a ser cumprido tanto em nossa vida pessoal como profissional.
As Despesas são outro ponto onde existem poucas diferenças, em geral tanto a empresa quanto a pessoa física pagam despesas básicas de energia elétrica, água, internet e telefonia.
Podemos citar também os investimentos, pois uma empresa sempre tem sua visão no futuro, e esses são necessários para que lá na frente esse recurso nos gere o lucro. Uma pessoa física também faz investimentos, sejam em um investimento imobiliário, aplicações bancárias ou em investimento para o futuro, como faculdade, cursos e especializações.
Os fornecedores são quem causam a pequena diferença, e que no nosso caso podem ser considerados até mesmo uma loja de roupas ou o supermercado, que são fatores importantes para podermos produzir. Enquanto precisamos estar vestidos e alimentados para produzirmos no mercado de trabalho as empesas necessitam de matéria-prima.
Os Impostos, estes não só são semelhantes como se complementam, enquanto as Receitas e as despesas podem ser de uma ou várias fontes, os impostos sempre são pagos ao município ao
...